A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO SÉCULO XXI: O PRECARIADO PROFESSORAL E O PROFESSORADO ESTÁVEL-FORMAL SOB A LÓGICA PRIVATISTA EMPRESARIAL NAS REDES PÚBLICAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.17i33.p29380Palavras-chave:
Trabalho docente, Precarização, EducaçãoResumo
A tese aqui defendida é que há uma precarização de novo tipo do trabalho docente nas redes públicas de educação básica (municipais e estaduais) em meio às metamorfoses do campo educacional que vêm constituindo o que denominamos de: i) precariado professoral (um novo contingente do professorado, cujas relações de trabalho estão mais próximas do trabalho por tempo indeterminado e intermitente, modalidades que não param de se expandir); ii) professorado estável-formal (professores concursados que passam por diversas formas de precarização) e iii) a busca dos setores privatistas empresariais pela (con)formação de um professorado subjetivamente adaptado (professores concursados que atuam em escolas com parcerias público-privadas buscando melhorar suas condições de trabalho).Downloads
Referências
SILVA, Amanda Moreira. A precarização do trabalho docente no século XXI: o precariado professoral e o professorado estável-formal sob a lógica privatista empresarial nas redes públicas brasileiras. 2018. 395p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2018.
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