Reprodução social de heróis: aspectos da instrumentalização da maternidade nos animês do tipo shounen My Hero Academia e Demon Slayer

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Leonardo Costa
Regiane Regina Ribeiro

Resumo

A presente pesquisa visa apontar características recorrentes na representação da maternidade e sua relação com o trabalho em personagens mães de dois animês do tipo shounen. Tem-se como fundamento teórico perspectivas sobre a maternidade nos animês, o contexto japonês sobre a divisão sexual do trabalho e aspectos como precariedade e vulnerabilidade no trabalho feminino. Aciona-se aqui, por meio da Análise Crítica de Narrativa, uma investigação sobre mães presentes nos animês My Hero Academia e Demon Slayer. Entre os resultados, percebeu-se que esse gênero narrativo, o shounen, cria situações que destituir as mães do poder de proteção e cuidado dos filhos em detrimento de forças do Estado;, demonizam ou antagonizam a figura materna; e, por fim, instrumentalizam a maternidade para enaltecer ou interromper o desenvolvimento narrativo dos filhos, personagens centrais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
COSTA, L.; RIBEIRO, R. R. . Reprodução social de heróis: aspectos da instrumentalização da maternidade nos animês do tipo shounen My Hero Academia e Demon Slayer. A Barca, v. 2, n. 1, 9 set. 2024.
Seção
Dossiê - Artigos
Biografia do Autor

Leonardo Costa, Universidade Federal do Paraná

Doutorando e Mestre em Comunicação pelo PPGCOM/UFPR, especialista em Docência para o Ensino Superior (Univali, 2022) e bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (Univali, 2014). Integrante do grupo de pesquisa NEFICS - Núcleo de Estudos em Ficção Seriada e Audiovisualidades (UFPR), e do OBITEL Brasil - Rede Brasileira de Pesquisadores da Ficção Televisiva.

Regiane Regina Ribeiro, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC /SP. Tem graduação em Comunicação Social. Líder do grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): NEFICS - Núcleo de Estudos em Ficção Seriada e Audiovisualidades. Professora permaente do PPGCOM UFPR na linha de Comunicação e Formações Sócio-Culturais.