Especulando gênero(s): por uma abordagem queer dos estudos de gêneros cinematográficos
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Resumo
Partindo de reflexões interdisciplinares entre as teorias queer e os estudos culturais, este artigo se propõe a discutir novas possibilidades de definição do que é gênero cinematográfico. Historicamente, os estudos de sexualidade e gênero (gender) no cinema sempre demonstraram grande afinidade pelos gêneros (genres). São abundantes os trabalhos que investigam a representação da mulher no melodrama, a sensibilidade queer no musical ou os discursos de masculinidades no western. Nesta pesquisa, concentramos a análise nos gêneros da ficção especulativa (horror, ficção científica e fantasia) e sua relação com debates da Teoria Queer. Malgrado esse vínculo profícuo entre os campos, que já nos rendeu importantes discussões sobre representações e discursos sobre gênero e sexualidade no audiovisual, pouco se refletiu sobre o modo como a perspectiva dissidente da teoria queer pode contribuir para a conceitualização de gênero em si. Frequentemente, esses trabalhos encaram o gênero cinematográfico de maneira hermética, enquanto uma estrutura bem definida e consolidada. Sendo assim, propomos uma queerização do gênero cinematográfico a partir da fricção das teorias de gênero cinematográfico de pesquisadores como Rick Altman, Steve Neale e Mark Jancovich, com conceitos da teoria queer. Acredita-se que tal concepção pode ser frutífera não apenas para os estudos queer no cinema, mas também para pesquisas de gênero cinematográfico na contemporaneidade de maneira geral.
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