Eisenstein no sertão: uma entrevista com Geraldo Sarno

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Vanessa Teixeira de Oliveira
Marcel Gonnet Wainmayer

Resumo

Entrevista com Geraldo Sarno (1938-2022), cineasta baiano, um dos expoentes da sua geração, cuja obra cinematográfica abrange filmes documentários e de ficção, como Viramundo (1965), Viva Cariri (1969), Coronel Delmiro Gouveia (1977), e mais recentemente Tudo isto me parece um sonho (2008), O último romance de Balzac (2010) e Sertânia (2019). A entrevista pretende evidenciar o diálogo produtivo que Sarno estabeleceu com a obra cinematográfica e teórica do cineasta soviético Serguei Eisenstein (1898-1948), desde a sua formação cinematográfica até o processo de criação de Sertânia.


 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DE OLIVEIRA, V. T.; GONNET WAINMAYER, M. Eisenstein no sertão: uma entrevista com Geraldo Sarno. A Barca, v. 2, n. 1, 9 set. 2024.
Seção
Entrevista
Biografia do Autor

Vanessa Teixeira de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)

É doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, onde é atualmente professora associada do Departamento de Teoria de Teatro e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Organizou o Seminário Internacional Eisenstein juntamente com Flora Süssekind e Tânia Dias (Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014-2018). É autora do livro Eisenstein ultrateatral: movimento expressivo e montagem de atrações na teoria do espetáculo de Serguei Eisenstein (Perspectiva, 2008) e editora responsável pelo dossiê dedicado a Vsévolod Meyerhold na Revista Moringa (2021). 

Marcel Gonnet Wainmayer, Universidade Federal Fluminense / Doutorando PPGCine

É Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense – PPGCine-UFF (2020). Possui Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense - PPGCOM-UFF (2017). Possui Licenciatura em Jornalismo - Universidad Nacional de Lomas de Zamora, Argentina (2004). Integrante da Asociación de Documentalistas Argentinos (DOCA) e de Directores Argentinos Cinematográficos (DAC).