Apresentação do dossiê Revista A Barca - v.3, n.1 (2025): Rainhas, reis, monstros: práticas transformistas e drag no cinema e audiovisual

Conteúdo do artigo principal

Sancler Ebert
Augustina Trupia
Douglas Ostruca

Resumo

Este dossiê é o resultado do trabalho coletivo entre pesquisadores do Brasil e da Argentina, que há vários anos desenvolvem atividades acadêmicas sobre práticas transformistas na região. Ao mesmo tempo, faz parte de outra instância de trabalho compartilhado, após o Simpósio sobre Práticas Transformistas, Drag e Arte que organizamos em 2024, produzido pelo Instituto de Artes del Espectáculo de la Faculdad de Filosofía y Letras da Universidad de Buenos Aires (IAE – FILA:UBA) junto com o Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine) da Universidade Federal Fluminense (UFF), para citar apenas um exemplo. Ele também ocorre em um momento em que os estudos sobre essas práticas estão em pleno desenvolvimento. Embora ainda não haja muitas pesquisas dedicadas exclusivamente a pensar sobre essas manifestações artísticas, há um número crescente de estudos que as abordam e, dessa forma, devolvem a elas o lugar que tiveram durante décadas no campo artístico latino-americano e que por muito tempo lhes foi negado. Além disso, as práticas transformistas têm a característica de fluir constantemente, mudando sua forma e penetrando em diferentes suportes e disciplinas artísticas. No caso deste dossiê, a busca se concentrou em pensar nas múltiplas margens que os transformismos empregam no cinema e no audiovisual.

Detalhes do artigo

Seção

Editorial

Como Citar

Apresentação do dossiê: Revista A Barca - v.3, n.1 (2025): Rainhas, reis, monstros: práticas transformistas e drag no cinema e audiovisual. A Barca, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 12–17, 2025. DOI: 10.22409/fpdmp089. Disponível em: https://periodicos.uff.br/abarca/article/view/68922. Acesso em: 6 dez. 2025.