A Rebeldia da Leitura como Fonde de Investigação
Abstract
Este artigo chama atenção para possibilidades de investigação na história levandose em conta como as pessoas têm lido determinados textos, variando-se os tempos, os lugares e as comunidades. Trata-se de compreender como numerosos textos sob formas impressas possivelmente diferentes podem ter sido diversamente apreendidos, manipulados, compreendidos. Em seu trabalho, o historiador deve levar em conta que a leitura é sempre uma prática encarnada em gestos, espaços e hábitos. Emergem “rebeldias” a partir das formas como são feitas as leituras. Os que podem ler lêem de forma diferente, o que também os leva a compartilhar o que leram de forma inesperada e adversa da compreensão de quem escreveu.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-02-05
How to Cite
Vanderlinde, T. (2019). A Rebeldia da Leitura como Fonde de Investigação. Revista Cantareira, (7). Retrieved from https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/27821
Issue
Section
Free Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre