CRÍTICA MARXISTA DOS CONCEITOS DE LIBERDADE E IGUALDADE NA DOUTRINA JURÍDICA BRASILEIRA

Autores

  • Diogo Mariano Carvalho de Oliveira Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Jorge Sobral da Silva Maia Universidade Estadual do Norte do paraná.

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcj.v4i9.340

Palavras-chave:

Liberdade, igualdade, forma jurídica, dialética / Keywords, Freedom, equality, juridical form, dialectic / Palabras clave, Libertad, igualdad, dialéctico.

Resumo

O presente artigo tem como escopo uma análise dialético-materialista dos conceitos de liberdade e igualdade apresentados pela doutrina jurídica brasileira, demonstrando possível anacronismo e desconexão com os elementos estruturais que engendram e determinam o Direito. Denuncia-se a distância do discurso jurídico pátrio entre o que o Direito efetivamente é e seu dever-ser. Considerando essa distância, propõe-se demonstrar como ela existe, ressaltando o Direito como resultado das contradições do modo de produção capitalista e como forma jurídica peculiar a esse modo de organização do ser social que fetichiza as relações sociais, atribuindo-lhes conceitos imaginários que parecem não representar verdadeiramente o que são. Por fim, também se tenciona atestar que a liberdade e a igualdade entendidas juridicamente são apenas atributos dados pela forma jurídica para garantir a reprodução da lógica capitalista, o que denota que ambos os institutos, da forma como se apresentam, estão fadados a sua eterna irrealização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Mariano Carvalho de Oliveira, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestrando no Programa de Mestrado em Ciência Jurídica da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.  Graduado em Direito na Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.  Bolsista de mestrado pela Fundação Araucária/CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior). Militante do coletivo Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia - CEII.

Jorge Sobral da Silva Maia, Universidade Estadual do Norte do paraná.

Pós-doutor junto ao Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), doutor em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da UNESP, consultor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas da UENP, Professor Adjunto do Centro de Ciências Humanas da UENP e Coordenador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação para a Ciência. 

Referências

ALTHUSSER, Louis. Por Marx. Trad. Maria Leono F. R. Loureiro. Rev. Márcio Bilharinho Naves, Celso Naoto Kashiura Jr. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2015.

BEISER, Frederick C. Hegel. New York, USA; London, England: Routledge, 2005.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 30 ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2015.

KASHIURA JR., Celso Naoto. Crítica da igualdade jurídica – contribuição ao pensamento jurídico marxista. São Paulo: Quartier Latin, 2009.

__________. Sujeito de direito e capitalismo. 1. ed. São Paulo: Outras Expressões; Dobra Universitário, 2014.

LEITE, George Salomão. Dos princípios constitucionais: considerações em torno das normas principiológicas da Constituição. São Paulo: Malheiros Editores, 2003.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderie. São Paulo: Boitempo, 2013.

__________. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. Tradução de Mário Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2011.

ROSDOSLKY, Roman. Gênese e estrutura de O Capital de Karl Marx. Tradução de César Benjamin. 3ª reimp. Rio de Janeiro: EDUERJ; Contraponto, 2001.

MASCARO, Alysson Leandro. Estado e forma política. São Paulo: Boitempo: 2013.

__________. Direito, capitalismo e estado: da leitura marxista do direito in: KASHIURA JR. Celso Naoto; AKAMINE JR., Oswaldo; MELLO, Tarso de (orgs.). Para a crítica do direito: reflexões sobre teorias e práticas jurídicas. 1. ed. São Paulo: Outras Expressões; Editorial Dobra, 2015

MIALLE, Michel. Introdução crítica ao Direito. Trad. Ana Prata. 3. ed. Lisboa: Editorial Estampa, 2005.

MOTTA, Luiz Eduardo. A favor de Althusser: revolução e ruptura na teoria marxista. 1. ed. Rio de Janeiro: GRAMA; FAPERJ, 2014.

NAVES, Márcio Bilharinho. A questão do Direito em Marx. São Paulo: Outras Expressões; Dobra Universitário, 2014.

__________. Marxismo e Direito: um estudo sobre Pachukanis. São Paulo: Boitempo: 2008.

NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular.

PACHUKANIS, Evgeni. A teoria geral do direito e o marxismo e ensaios escolhidos (1921-1929). Coordenação de Marcus Orione. Tradução de Lucas Simone. São Paulo: Sundermann, 2017

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Tradução de Antonio de Pádua Dunesi. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

SILVA, José Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. 38 ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2015.

VILHENA, OSCAR. Direitos fundamentais: uma leitura da jurisprudência do STF. São Paulo: Malheiros Editores, 2006.

Downloads

Publicado

2017-12-09 — Atualizado em 2021-03-31

Versões