Vol. 8 No. 12 (2020): LENDO GRAMSCI EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

					View Vol. 8 No. 12 (2020): LENDO GRAMSCI EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

O  presente  dossiê  temático,  intitulado Lendo  Gramsci  em  tempos  de pandemia da COVID-19, desta edição n. 12 da Revista Eletrônica Encontros com a Filosofia (EnFil),  tem,  como  o  próprio  nome  sugere,  um  duplo  escopo:  atualizar  a interpretação  da  obra gramsciana,  ao  mesmo  tempo  em  que  se  realiza  um  esforço compreensivo  acerca  da  realidade  social  contemporânea,  marcada  por  uma  grave crise capitalista, impulsionada pelo advento da pandemia da COVID-19, que já vitimou mais de 1,5 milhão de pessoas pelo mundo, sendo mais de 175 mil delas no Brasil. Num  momento  em  que  o  espalhamento  da COVID-19  pelo  mundo  provoca, além  de  tragédias  pessoais,  familiares  e  sociais,  deslocamentos  nas  relações  de forças internas aos países e no âmbito geopolítico, intentamos apresentar ao público posições intelectuais que contribuam para a compreensão do momento atual e para criar referências para ações políticas que apontem para uma situação mais favorável para as classes subalternas ao fim da pandemia. Para tal, temos a convicção de que o arcabouço teórico de Antonio Gramsci (1891-1937) fornece ferramentas intelectivas profícuas para dar conta dessas tarefas.

Published: 2021-01-24

EDITORIAL

  • NEOFASCISMO E PANDEMIA: OS VELOZES DILEMAS DA ATUALIDADE

    Luiz Augusto de Oliveira Gomes; Reginaldo Scheuermann Costa, Rodrigo Lima Ribeiro Gomes
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v8i12.47812

APRESENTAÇÃO

  • LENDO GRAMSCI EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

    Ana Lole, Rodrigo Lima Ribeiro Gomes
    5-11
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v8i12.47813

NÚMERO TEMÁTICO

  • CINCO CRISIS Y UNA PANDEMIA

    Javier Balsa
    12-37
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v8i12.45644
  • UMA LEITURA GRAMSCIANA DA CONJUNTURA INTERNACIONAL DA PANDEMIA NA PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES DE FORÇA

    Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos
    38-57
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v8i12.44549
  • A RESTAURAÇÃO REACIONÁRIA NO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA

    LUCIANA ALIAGA
    58-75
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v8i12.44536
  • O INTELECTUAL ORGÂNICO DO BOLSONARISMO E O CASO DA PANDEMIA

    Claudio Reis
    76-95
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v8i12.44509
  • SOCIEDAD Y ESTADO EN LA PANDEMIA ACTUAL: ANÁLISIS CON GRAMSCI

    Lucio Oliver
    96-115
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v8i12.47789
  • GRAMSCI E A CONSTRUÇÃO/ATIVAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL CONTEMPORÂNEA

    Telma Cristiane Sasso de Lima
    116-137
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v8i12.47792
  • CAPITALISMO, TRABALHO E GRUPOS SUBALTERNOS: OS IMPACTOS DA COVID-19 NA VIDA E SAÚDE DOS TRABALHADORES.

    Eliesér Toretta Zen, Douglas Christian Ferrari de Melo Christian Ferrari de Melo, Caio Costa Louback Costa Louback
    138-153
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v8i12.45648
  • CRISES DO CAPITAL, EDUCAÇÃO E (DES)MEDIDAS CONJUNTURAIS: UMA ANÁLISE SOB A LENTES DE ANTONIO GRAMSCI

    Zuleide S. Silveira
    154-176
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v8i12.46448
  • POLÍTICAS E TENDÊNCIAS ATUAIS PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO UNITÁRIA

    Dr. Cezar Luiz MARI, Júlia Fitaroni Moreira Dias, Savana Diniz Gomes Melo
    177-198
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v8i12.45790
  • O PROBLEMA EDUCACIONAL EM MATO GROSSO COMPLEXIFICADO PELO AGRONEGÓCIO E PELA PANDEMIA CONTRADIÇÕES E PERSPECTIVAS

    Elismar Bezerra Arruda
    199-221
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v8i12.46346

ARTIGOS

  • COLOMBIA, UN RUMBO INCIERTO: DE LA UNIVERSIDAD DE LA GUERRA A LA UNIVERSIDAD PARA LA PAZ

    Miguel Ángel Herrera Zgaib
    222-247
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v8i12.47800
  • PRECISAMOS SABER FAZER AS PERGUNTAS CERTAS

    Fernando Roberto de Freitas Almeida
    248-260
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v8i12.47802
  • IDEOLOGIA E CULTURA EDUCACIONAL - Estudo crítico sobre o conservadorismo em educação no Brasil

    Diego Fonseca Dantas
    261-284
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v8i12.46291
  • DIFICULDADE DE ACESSO À EDUCAÇÃO NO PERÍODO DE PANDEMIA: A EXPERIÊNCIA DO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL DR. LUIZ GAMA

    Caio Augusto Rocha da Silva, Glayce Nascimento da Silva, Matheus Guarino Sant’Anna Lima de Almeida
    285-296
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v8i12.47804

TESES E DISSERTAÇÕES

RESENHAS

ENTREVISTAS

  • ENTREVISTA REVISTA ENFIL RAPHAEL/SEPE

    Reginaldo Scheuermann Costa
    314-321
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v8i12.47810