NARRATIVAS INFANTILES EN EL CONTEXTO DE LA PANDEMIA DE COVID-19

Autores/as

  • Fernanda Ferreira de Oliveira Universidade Metodista de Piracicaba
  • Luciana Haddad Ferreira Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v11i17.57433

Resumen

Resumen: La pandemia de covid-19 impuso a todas las personas el distanciamiento social y en medio de este caos nos ha interesado conocer algunas posibles creaciones narrativas de un grupo de niños pequeños de guardería pública en Piracicaba SP, en un contexto forzado de educación virtual. Tomamos como objeto de este artículo la comprensión e interpretación de algunas narrativas infantiles producidas por el mencionado grupo de niños, a partir de un proceso de interacción y reacción a proposiciones artísticas intencionalmente planificadas por la profesora de la clase que es también investigadora y Autora 1 de este trabajo. Las narraciones demuestran la particular capacidad de los niños pequeños para dirigir el imaginario en el proceso de composición y desarrollo de la formación estética infantil en relación con el arte. También destacamos que tales proposiciones artísticas y las reacciones de este grupo de niños fueron consideradas como producción fuente para la investigación doctoral en educación de la Autora 1.

Palabras clave: Narrativa. Educação Infantil. Criação. Art.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Haddad Ferreira, Universidade São Francisco

Docente e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (PPGSSE/USF). Professora colaboradora do Departamento de Psicologia Educacional na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 2014), realizou pós-doutorado em Psicologia Educacional na Universidade Federal de Uberlândia (UFU - 2018), com investigação no campo da Psicologia e Arte. Especialista em Educação e concepções do conhecimento (USL- 2009) com complementação no Instituto Jean Piaget (Almada-Portugal), e especialista em Arteterapia (USM - 2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2004), É lider do Grupo de Pesquisa Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividades - Hinas (PPGE/UNIMEP) e é membro do grupo de estudos e pesquisa em Educação Continuada ? Gepec (FE/UNICAMP). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arte-Educac'ão do IBFE / Campinas de 2016 a 2018. Editora da revista Horizontes (USF) desde janeiro de 2022, e editora da revista Comunicações (Unimep) de 01 de 2021 a 12/2021). Participou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/CONEP - Unimep) nos anos de 2019 e 2021. Foi coordenadora do Núcleo de "Formação de Professores, Trabalho Docente e Política Educacional" do PPGE / Unimep, nos anos de 2019 e 2020. Desenvolve pesquisas e trabalha com formação de professores, especialmente nas aproximações entre Educação, Psicologia e Arte, com ênfase em pesquisa narrativa, ênfase em teoria Histórico-Cultural e ênfase em educação e experiência estética. Atua desde 2009 na docência na Educação Superior. Possui 21 anos de experiência como professora de Educação Básica, período em que também desempenhou as funções de diretora, orientadora e coordenadora pedagógica.

##submission.downloads##

Publicado

2023-07-06

Número

Sección

NÚMERO TEMÁTICO