PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O BIOMA PAMPA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a27546

Resumo

O ensino de Ciências nos anos iniciais deve oportunizar a criança explorar e aprender sobre o mundo natural e social no qual está inserida. Neste contexto, o estudo do bioma Pampa permite que os estudantes aprendam sobre as características existentes neste ecossistema, possibilitando a integração de conceitos científicos às questões do cotidiano, contribuindo no desenvolvimento de uma consciência crítica em relação aos problemas socioambientais. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo investigar a percepção dos estudantes concluintes dos anos iniciais sobre o bioma Pampa, o qual foi desenvolvido em três escolas públicas dos municípios de Jaguari e Uruguaiana, com a participação de 84 estudantes. O estudo possui cunho qualitativo de caráter exploratório, onde para a coleta de dados, realizou-se a aplicação de questionários semiestruturados para a representação dissertativa, e de desenhos para a representação gráfica. Na interpretação dos dados utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo e nuvens de palavras. Os resultados permitem inferir, que os estudantes possuem percepções abrangentes e distorcidas sobre o ambiente natural, descrevendo o Pampa a partir de florestas, árvores, natureza, flores e rios. A antropização do ambiente natural foi observada através de elementos como o lixo, desmatamento, poluição e a urbanização. Apenas os desenhos de uma das escolas investigadas apresentaram elementos do Pampa, relacionados à cultura e da tradição gaúcha. Desse modo, entende-se a necessidade de que as crianças sejam sensibilizadas sobre a importância da preservação dos ecossistemas locais, através do empreendimento de ações e metodologias de ensino que possibilitem essa aprendizagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Frigo Pinto, Universidade Federal do Pampa PPG Educação em Ciências

Licenciada em Ciências Biológicas - IFFar/ SVS

Mestre em Educação em Ciências - UFSM

Bruna Ambros Baccin, Universidade Federal de Santa Maria PPG Educação em Ciências

Licenciada em Ciências Biológicas - IFFar/SVS

Mestre em Educação em Ciências - UFSM

Luis Roberval Bortoluzzi Castro, Universidade Federal do Pampa PPG Educação em Ciências

Licenciado em Ciências Biológicas - PUCRS

Mestre em Educação em Ciências - UFSM

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa Campus Uruguaiana Professor Adjunto

Licenciado em Ciências Biológicas - PUCRS

Mestre em Educação em Ciências - UFSM

Doutor em Educação em Ciências - UFSM

Downloads

Publicado

2020-05-25

Edição

Seção

Artigos