A relação Meio Ambiente e Saúde através das concepções de estudantes e professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48485

Palavras-chave:

ambiente e saúde, anos finais, saúde e ambiente, ensino fundamental, saúde ambiental

Resumo

Após a nova definição de saúde elaborada pela Organização Mundial da Saúde, que definiu a mesma como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade, diversos eventos internacionais e nacionais científicos foram promovidos visando a qualidade de vida, onde elementos como o meio ambiente e seu reflexo socioambiental foram contemplados como fatores condicionantes da saúde. No Brasil, documentos orientadores e normativos educacionais incorporaram os temas meio ambiente e saúde como fundamentais no processo de ensino, onde os mesmos devem ser contextualizados e abordados de forma transversal. Sendo assim, o presente estudo buscou diagnosticar o conhecimento de estudantes concluintes do Ensino Fundamental, bem como de professores sobre a relação “Meio ambiente e Saúde”, em quatro escolas municipais de Alegrete/RS, selecionadas aleatoriamente, que, no entanto, se localizassem em contextos socioambientais distintos. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de questionários semiestruturados, adaptados ao método de pesquisa de survey, onde para as respostas abertas-dissertativas foi realizada a análise de conteúdo. A metodologia utilizada oportunizou evidenciar possíveis potencialidades e fragilidades em relação à articulação da temática “Meio ambiente e Saúde” decorrentes de seus contextos distintos, assim como, revelar o entendimento dos docentes, considerando sua transversalidade. A partir dos resultados observados, podemos concluir que o ensino de meio ambiente e saúde ocorre, entretanto, de forma fragmentada e limitada, onde determinados aspectos são privilegiados devido a confusão de concepções observadas sobre a temática.

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Biografia do Autor

Márcio da Mota Machado Filho, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutorando no PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA; Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - IFFAR; Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia (lato sensu); Especialista em Geografia Ambiental (lato sensu). Atualmente é Professor de Ciências e Biologia na rede Estadual de Ensino do RS.

Maurício Cendón do Nascimento Ávila, Universidade Federal do Pampa campus Uruguaiana

Biólogo - PUC-RS

Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Unipampa

Pesquisador no grupo de pesquisas COMCIÊNCIA - Unipampa

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa campus Uruguaiana

Natural do Estado do Rio de Janeiro, reside atualmente na Cidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul. Possui formação em Magistério (Curso Normal) de nível médio pelo Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Estudante do último semestre do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, Campus Uruguaiana. Em 2020 foi bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, desenvolvendo atividades que buscam superar o Ensino de Ciências da Natureza, a fim de elucidar o Letramento Científico. Foi premiado com uma bolsa do banco Santander através do edital 235/2020, que selecionou graduandos com excelência em rendimento acadêmico e produção científica. Desenvolveu em 2021 o projeto de extensão intitulado: Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza, em conformidade com o edital n° 40/2021, tecendo um curso de extensão sob orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Atuou como estagiário no Projeto Iniciação à Ciência do Instituto Federal Farroupilha - IFFAR, Campus Alegrete, que visou enriquecer o Ensino de Química para a Educação Básica, fomentando a inovação e letramento químico; subsidiando professores da rede pública de ensino. Em 2021 iniciou a participação no grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências - COMCIÊNCIA. Participou do Programa de Apoio social e Pedagógico da Unipampa como bolsita monitor do Núcleo de Desenvolvimento Educacional da Unipampa, Campus Uruguaiana (Edital 219/2021) sob orientação e supervisão da Mestra e Assistente Social Naiane Soares Druzian. Desenvolveu estágios na ACUPAMA e no NUDE da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS

Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS em 2003, Especialista em Educação Ambiental pela FACISA em 2005, Mestre e Doutor em Educação em Ciências pela UFSM, em 2015. Atualmente é Professor na Fundação Universidade Federal do Pampa. Tem formação na área da Educação, Ensino de Ciências, Biologia, Ecologia e Zoologia. Atua principalmente em estudos na área do Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Biologia, Zoologia e Ecologia. Na Unipampa é responsável pelo Laboratório de Biologia e Diversidade Animal - LBDA, atuando como líder do Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Cienciometria e Ensino de Ciências - ComCiência, e vice-líder no Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (NUPILABRU). É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde da UNIPAMPA e está como Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Pampa. Pai da Eduarda, da Alice e do Francisco. Já integrou a banda Palometas do Sucesso e Acústico Regressivo. É produtor de cerveja artesanal (Cervejaria Xisme). Site do Laboratório de Biologia e Diversidade Animal: http://porteiras.s.unipampa.edu.br/lbda/

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Publicado

2023-04-28

Como Citar

Machado Filho, M. da M., Ávila, M. C. do N., Cunha, F. I. J., & Pessano, E. F. C. (2023). A relação Meio Ambiente e Saúde através das concepções de estudantes e professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental . Ensino, Saúde E Ambiente, 15(3), 423-462. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48485

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