Contributions of training interventions: (re)construction of practices of promotion of the health of teachers of basic education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a41278

Keywords:

health promotion, school teachers, continuing education

Abstract

The study aims to investigate the contributions of training interventions for (re) building health promotion practices at school. It is a qualitative study, characterized as a collaborative research. The research was carried out in a public elementary school in a municipality on the western border of Rio Grande do Sul. Twelve teachers from the final years of elementary school participated in the study. The data were collected through semi-structured interviews, centered non-directive interview, records in the field diary and questionnaire. For data analysis, content analysis and descriptive statistics procedures were used as methodological support to present frequencies. The results achieved reveal that, in general, teachers were able to improve their conceptions regarding health promotion through formative interventions, highlighting the importance of conducting research that provides teachers with reflections and discussions that enable new pedagogical practices related to the theme. It is concluded that the formative interventions help in the meaning of teaching practice, as well as, in the transformation of school contexts.

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Author Biographies

Danieli Medeiros, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Professora da rede municipal de ensino de Uruguaiana/RS. Especialista em Saúde Coletiva pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde pela Universidade Federal do Pampa. Licenciada em Educação Física na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana.

Ariadine Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pampa (2016), especialização em Saúde Coletiva, modalidade residência em saúde, pela Universidade Federal do Pampa (2018) e mestrado em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Federal de Santa Maria (2020). Atualmente é pesquisadora no Grupo de estudos em Excelência Excelência Esportiva e Manutenção de Saúde do Centro de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria. Possui experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando nos seguintes temas: educação física escolar, desenvolvimento motor, dança, exercício físico em diferentes populações, saúde do idoso, saúde mental, revisão sistemática. Atualmente trabalhando como Prof. Educação Física na Educação Infantil do município de Uruguaiana. CREF: 023883-G/RS

Tatiane Motta da Costa e Silva, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) (2015). Especialista em Saúde Mental Coletiva pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, Unipampa (2017). Especialista em História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, Unipampa (2018). Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Unipampa (2019). Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Unipampa (2020-2024). Integrante do Grupo de Pesquisa Tuna - Gênero, Educação e Diferença, Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde (GEPPES) e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena (NEABI/Uruguaiana).

Patrícia Becker Engers, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Licenciada em Educação Física (2014) e Especialista em Atividade Física e Saúde (2018), pela Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA - Campus Uruguaiana. Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Doutoranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UNIPAMPA. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF); Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde (GEPPES) e Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes (GEEFE).

Susane Graup, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena(2004) e especialização em Atividade Física, Desempenho motor e saúde (2006), pela Universidade Federal de Santa Maria. Concluiu o mestrado em Educação Física (2008) na área de Cineantropometria e Desempenho Humano e o Doutorado em Engenharia de Produção (2012) na área de Ergonomia na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora do Curso de Educação Física, da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Pampa e do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, Desenvolvimento Motor, Educação e Saúde e Educação Física Adaptada.

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Possui Licenciatura Plena em Educação Física (2000), especialização em Ciência do Movimento Humano (2003), especialização em Mídias na Educação (2004), mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2013) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2016), todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. Atua na área de Educação Física e Ensino, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Práticas pedagógicas na educação física escolar; Metodologia e ensino aprendizagem dos esportes; Projetos de aprendizagem; Formação de professores; Atividade física e promoção da saúde. Coordenador-Líder do Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes - GEEFE, da Unipampa.

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Published

2022-02-27

How to Cite

Medeiros, D., Barbosa, A. R., Silva, T. M. da C. e ., Engers, P. B., Graup, S., & Ilha, P. V. . (2022). Contributions of training interventions: (re)construction of practices of promotion of the health of teachers of basic education. Ensino, Saude E Ambiente, 14(2), 808-822. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a41278

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