Processos formativos docentes na promoção da saúde na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a46532

Palavras-chave:

formação de professores, ES na escola, grupos formativos

Resumo

O artigo tematiza o processo de formação docente em educação em saúde (ES), com o objetivo de reconhecer as contribuições do desenvolvimento de grupos formativos sobre a ES para a constituição de estratégias formativas voltadas à promoção da saúde escolar. Perpassa pelo estudo de caso (YIN, 2001) de dois grupos formativos, com professores em formação inicial e continuada. Foram considerados os discursos das gravações em áudio dos encontros formativos dos licenciandos e professores e, também, os registros escritos das respostas ao questionário aplicado junto ao grupo investigado. A análise do material empírico coletado seguiu os princípios da Análise Textual Discursiva - ATD (MORAES, et al., 2014), em que os textos selecionados foram fragmentados e após reunidos conforme as unidades de significado evidenciadas, caracterizando 12 episódios formativos em saúde. Os resultados permitem compreender que, na proposta dos grupos formativos investigados, existe uma tendência compartilhada pela maioria dos licenciandos e professores partícipes da pesquisa. Os resultados obtidos, nas análises, mostraram que os licenciandos percebem menos incentivos de formação para estudar sobre o tema da ES na escola do que em relação ao grupo de professores. Esse estudo revela uma percepção diferenciada do tema ES na escola, nos processos de formação inicial e continuada, o que implica diretamente no desenvolvimento profissional do professor, em relação a ES. O trabalho compartilhado, a troca de ideias e a reflexão crítica dos problemas, no coletivo, possibilitam a ampliação das compreensões profissionais e geram mudanças na maneira de vislumbrar a ES no currículo e prática da escola

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Biografia do Autor

Tatiane Cristina Possel Greter Schwingel, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS

Professora Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (2014) e Pedagogia pelo Centro Universitário UNINTER (2018). Atua como Bióloga CRBio 110270/03D (desde 2016), Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário UNINTER (2018), Especialista em Orientação Educacional pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira - FETREMIS (2015). Mestra e Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2017 e 2020, respectivamente). Tem interesse e é pesquisadora nas seguintes áreas do conhecimento: Educação em Saúde, Formação de Professores, Educação Especial, Educação Ambiental, Estudos de Currículo, Processos de Aprendizagem. Atualmente atua como Professora da Educação Básica nos municípios de Três Passos e Esperança do Sul.

Maria Cristina Pansera de Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEBIO). Coordenadora do Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (GIPEC-UNIJUI). Editora gerente da Revista Contexto & Educação. Faz parte da REDLAECIN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currículo, formação de professores, ensino de ciências e de biologia, educação ambiental, em saúde e em biodiversidade.

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

Schwingel, T. C. P. G., & Araújo, M. C. P. de. (2023). Processos formativos docentes na promoção da saúde na escola. Ensino, Saude E Ambiente, 15(3), 604-625. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a46532

Edição

Seção

Artigos