Educação Baseada em Competências e o Ensino da bioética num curso técnico de radiologia médica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2023.v16i.a47660

Palavras-chave:

ética, andragogia, competências e habilidades, metodologia de ensino

Resumo

Na atualidade, é essencial a perspectiva ética na formação profissional. Nos cursos da área de saúde, uma vertente fundamental é o aprendizado da bioética, perspectiva que analisa criticamente situações-problema e temas sociocientíficos através de um olhar interdisciplinar. Este campo do saber está relacionado ao que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O objetivo deste trabalho, resultado de uma dissertação de mestrado, foi aplicar uma sequência didática na disciplina “Ética” de um curso técnico da área da saúde com a intenção de facilitar o ensino da bioética juntamente com o desenvolvimento da competência transversal de ética, por meio da Educação Baseada em Competências (EBC). O delineamento consistiu em um estudo de caso descritivo. O público-alvo foi composto por 32 alunos, do 1º módulo de um curso técnico de radiologia de uma instituição particular localizada no interior do Estado de São Paulo. Os resultados apontaram que a sequência didática facilitou o ensino da bioética e auxiliou no desenvolvimento da ética como competência transversal. Foi percebida maior alfabetização científica dos estudantes, um maior entendimento sobre a interdisciplinaridade neste campo do saber, o desenvolvimento de diferentes habilidades comportamentais e a criticidade e conscientização nas autoavaliações. Conclui-se que o ensino da bioética através da EBC pode auxiliar na formação ética e estimular capacidades transversais nos estudantes.

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Biografia do Autor

Thiago Ribeiro Borges, Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Lorena, São Paulo, SP

Mestrando em Ciências pelo Programa de Projetos Educacionais em Ciências da EEL-USP. Especialista em Psicologia Analítica e graduado em Psicologia pelo UNISAL. Psicólogo da Atenção Básica no município de Lorena.

Maria Auxiliadora Motta Barreto, Universidade de São Paulo, Lorena, São Paulo, SP

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena, mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo e doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente de cursos de graduação e pós-graduação e pesquisadora na Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (EEL-USP). É orientadora de trabalhos de conclusão e de pesquisa, tanto em graduação quanto em pós-graduação. 

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Publicado

2023-08-24

Como Citar

Borges, T. R., & Barreto, M. A. M. (2023). Educação Baseada em Competências e o Ensino da bioética num curso técnico de radiologia médica. Ensino, Saude E Ambiente, 16, Publicado em 24/08/2023. https://doi.org/10.22409/resa2023.v16i.a47660

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