Educação Baseada em Competências e o Ensino da bioética num curso técnico de radiologia médica
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2023.v16i.a47660Palavras-chave:
ética, andragogia, competências e habilidades, metodologia de ensinoResumo
Na atualidade, é essencial a perspectiva ética na formação profissional. Nos cursos da área de saúde, uma vertente fundamental é o aprendizado da bioética, perspectiva que analisa criticamente situações-problema e temas sociocientíficos através de um olhar interdisciplinar. Este campo do saber está relacionado ao que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O objetivo deste trabalho, resultado de uma dissertação de mestrado, foi aplicar uma sequência didática na disciplina “Ética” de um curso técnico da área da saúde com a intenção de facilitar o ensino da bioética juntamente com o desenvolvimento da competência transversal de ética, por meio da Educação Baseada em Competências (EBC). O delineamento consistiu em um estudo de caso descritivo. O público-alvo foi composto por 32 alunos, do 1º módulo de um curso técnico de radiologia de uma instituição particular localizada no interior do Estado de São Paulo. Os resultados apontaram que a sequência didática facilitou o ensino da bioética e auxiliou no desenvolvimento da ética como competência transversal. Foi percebida maior alfabetização científica dos estudantes, um maior entendimento sobre a interdisciplinaridade neste campo do saber, o desenvolvimento de diferentes habilidades comportamentais e a criticidade e conscientização nas autoavaliações. Conclui-se que o ensino da bioética através da EBC pode auxiliar na formação ética e estimular capacidades transversais nos estudantes.
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