A experiência significativa do ser mais ambiental na “comvivência pedagógica” – encontros em Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a50720Palavras-chave:
formação de educadores ambientais, experiência significativa, ser maisResumo
Este estudo traz reflexões sobre as potencialidades da proposta da “comvivência pedagógica” para a formação de educadores ambientais, numa perspectiva crítica e a partir de discussões sobre os conceitos de “ser inacabado” e “ser mais” de paulo freire, tecidos com outros autores coadunados com a abordagem. Constata que no contexto de grave crise civilizatória a perspectiva epistemológica da modernidade, instituída sob o paradigma disjuntivo e reducionista nos processos socioambientais, combinado à visão utilitarista e antropocêntrica nas relações com a natureza, retroalimentam a crise. Dessa forma, a consolidação dos conceitos de “ser natural”, “ser mais ambiental” e do sujeito da experiência, como seres subjetivos que interagem no ambiente educativo proposto, enfatizam características necessárias para uma experiência significativa. Emergindo assim como sujeitos transformados e transformadores na radicalização do processo educativo, no sentido de identificação e descontrução de padrões hegemônicos, para a construção de outras formas de ser e estar no mundo.
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