Paulo Freire, metodologias da educação popular e questões contemporâneas da relação ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51125Palavras-chave:
Paulo Freire. , educação popular., ensino. , aprendizagem., diálogo.Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a contribuição de Paulo Freire para se pensar os problemas contemporâneos da relação ensino-aprendizagem, considerando as demandas das mudanças sociais. Procuramos situar as origens da pedagogia freiriana nos debates acerca da educação popular e de adultos de finais da década de 1950 até 1964, que culminaram no seu “método Paulo Freire de Educação de Adultos”. Apresentamos alguns aspectos das ideias de Freire, desenvolvidos ao longo de sua trajetória, com o intuito de demonstrar como a forma de trabalhar de Freire, associada aos seus princípios político-pedagógicos, o levaram a abordar questões de grande atualidade. Para isso, recorremos brevemente a uma pequena amostra de artigos científicos escritos em inglês por pesquisadores de diversas partes do mundo, para demonstrar a relevância de Freire em nível internacional.
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