Paulo Freire, metodologias da educação popular e questões contemporâneas da relação ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51125

Palavras-chave:

Paulo Freire. , educação popular., ensino. , aprendizagem., diálogo.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a contribuição de Paulo Freire para se pensar os problemas contemporâneos da relação ensino-aprendizagem, considerando as demandas das mudanças sociais. Procuramos situar as origens da pedagogia freiriana nos debates acerca da educação popular e de adultos de finais da década de 1950 até 1964, que culminaram no seu “método Paulo Freire de Educação de Adultos”. Apresentamos alguns aspectos das ideias de Freire, desenvolvidos ao longo de sua trajetória, com o intuito de demonstrar como a forma de trabalhar de Freire, associada aos seus princípios político-pedagógicos, o levaram a abordar questões de grande atualidade. Para isso, recorremos brevemente a uma pequena amostra de artigos científicos escritos em inglês por pesquisadores de diversas partes do mundo, para demonstrar a relevância de Freire em nível internacional.

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Biografia do Autor

Rodrigo Lima Ribeiro Gomes, Universidade Federal Fluminense, Angra dos Reis, RJ

Professor Adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (IEAR-UFF). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2009 e 2014) e Graduado em História pela mesma universidade. Foi professor de História da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Gomes, R. L. R. (2021). Paulo Freire, metodologias da educação popular e questões contemporâneas da relação ensino-aprendizagem. Ensino, Saúde E Ambiente, 14(esp.), 245-268. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a51125