Paulo Freire, metodologias da educação popular e questões contemporâneas da relação ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51125

Palavras-chave:

Paulo Freire. , educação popular., ensino. , aprendizagem., diálogo.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a contribuição de Paulo Freire para se pensar os problemas contemporâneos da relação ensino-aprendizagem, considerando as demandas das mudanças sociais. Procuramos situar as origens da pedagogia freiriana nos debates acerca da educação popular e de adultos de finais da década de 1950 até 1964, que culminaram no seu “método Paulo Freire de Educação de Adultos”. Apresentamos alguns aspectos das ideias de Freire, desenvolvidos ao longo de sua trajetória, com o intuito de demonstrar como a forma de trabalhar de Freire, associada aos seus princípios político-pedagógicos, o levaram a abordar questões de grande atualidade. Para isso, recorremos brevemente a uma pequena amostra de artigos científicos escritos em inglês por pesquisadores de diversas partes do mundo, para demonstrar a relevância de Freire em nível internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Lima Ribeiro Gomes, Universidade Federal Fluminense, Angra dos Reis, RJ

Professor Adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (IEAR-UFF). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2009 e 2014) e Graduado em História pela mesma universidade. Foi professor de História da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

Referências

ARY, Z. Uma experiência de educação popular: o Centro de Cultura D. Olegarinha. Trabalho apresentado à Escola de Serviço Social de Pernambuco para obtenção de título de Assistente Social. 1962. Disponível em: <http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/3093> . Data de acesso: 14 de junho de 2021.

BEISIEGEL, C de R. Estado e educação popular: um estudo sobre a educação de adultos em São Paulo. Brasília: Líber Livro, 2004.

BROOKS, A K. Agential Realism in a Community-Based Organization in Mexico: An Ethico-Onto-Epistemology of Emancipatory Learning. Adult Education Quarterly, v. 69, n. 1, p. 1-18, 2018. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0741713618815579> Data de acesso: 23 de junho de 2021.

CHABALGOITY, D. Cristianismo conservador e ataques a Paulo Freire: apontamentos para um debate necessário. In: REBUÁ, Eduardo; COSTA, Reginaldo S.; GOMES, Rodrigo Lima R.; CHABALGOITY, Diego (orgs.). (Neo)fascismos e Educação: reflexões críticas sobre o avanço conservador no Brasil. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2020.

CHAMBERS, D W. Is Freire Incoherent? Reconciling directiveness and dialogue in Freirean Pedagogy. Journal of Philosophy of Education, Vol. 00, No. 0, 2019, p. 1-26. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1467-9752.12340>. Data de acesso: 03 de maio de 2021.

COELHO, G. MCP. História do Movimento de Cultura Popular. Recife: Ed. do autor, 2012.

COELHO, G. Paulo Freire e o Movimento de Cultura Popular. In: ROSAS, Paulo (org.). Paulo Freire: educação e transformação social. Recife: EdUFPE, 2002, p. 31-95.

DE LISSOVOY, N; COOK, C B. Active words in dangerous times: Beyond liberal models of dialogue in politics and pedagogy. Curriculum Inquiry, v. 50, n. 1, p. 78-97, 2020. Disponível em:<https://www.tandfonline.com/action/showCitFormats?doi=10.1080%2F03626784.2020.1735922>. Data de acesso: 23 de junho de 2021.

DROUIN, S D. Laboratories of democracy: utilizing problem-posing education in our classrooms. Multicultural Education, v. 26, nº 1, p. 31-34, Fall 2018. Disponível em <https://eric.ed.gov/?id=EJ1215240>. Data de acesso: 27 de abril de 2021.

FERNANDES, C; TERRA, A. 40 horas de esperança. O método Paulo Freire: política e pedagogia na experiência de Angicos. São Paulo: Ática, 1994.

FREIRE, P. A África ensinando a gente. Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe. 2ª ed. São Paulo: Paz e terra, 2011b.

FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau. Registros de uma experiência em processo. 5ª ed. São Paulo: Paz e terra, 2011a.

FREIRE, P. Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. In: FÁVERO, Osmar. Cultura popular e educação popular: memória dos anos 60. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 21ª ed. São Paulo: Paz e terra, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 59ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e terra, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 49ª Reimpressão. São Paulo: Paz e terra, 2005.

FREIRE, P; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. 7ª ed. São Paulo: Paz e terra, 2011c.

FREIRE, P. Primeiro livro: “revi tudo”. Em Aberto, Brasília, v. 26, n. 90, p. 175-178, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2757>. Data de acesso: 17 de abril de 2021.

FREIRE, P et al. Relatório final do Seminário Regional de Educação de Adultos, preparatório ao II Congresso Nacional de Educação de Adultos – Pernambuco [1958]. Em Aberto, Brasília, v. 26, n. 90, p. 145-156, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2750/2488>. Data de acesso: 17 de abril de 2021.

GADOTTI, M. Apresentação: para descolonizar nossas mentes. In: FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 7ª ed. São Paulo: Paz e terra, 2011.

GADOTTI, M et al. Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 1996.

GOMES, R L R. A trajetória inicial de Paulo Freire: do desenvolvimento e das tensões do seu Método de Alfabetização de Adultos (1958-1967). Movimento - Revista de Educação, Niterói, v. 4, n. 7, p. 33-63, jul./dez. 2017. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32625>. Data de acesso: 20 de maio de 2021.

GOMES, R L R. Sentidos da educação popular na história brasileira. Movimento - Revista de Educação, Niterói, v. 7, n. 12, p. 30-53, jan./jun. 2020. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/34733>. Data de acesso: 20 de maio de 2021.

GRAMSCI, A. Quaderni del Carcere. Volume Terzo. Torino: Einaudi, 2007.

INEP. Mapa do analfabetismo no Brasil. Brasília: MEC, 2003.

KOHAN, W. Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019.

KUK, H-Su; TARLAU, Ra. The confluence of popular education and social movement studies into social movement learning: A systematic literature review. International Journal of Lifelong Education, v. 39, n. 5-6, p. 591-604, 2020. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/toc/tled20/39/5-6?nav=tocList>. Data de acesso: 23 de junho de 2021.

LEHER, R. Guerra cultural e Universidade Pública: o Future-se é parte da estratégia de silenciamento. In: GIOLO, Jaime; LEHER, Roberto; SGUISSARDI, Valdemar. Future-se: ataque à autonomia das instituições federais de educação superior e sua sujeição ao mercado. São Carlos, SP: Diagrama Editorial, 2020.

LEMME, P. Educação supletiva. Educação de adultos. In: LEMME, Paschoal. Memórias de um educador. Paschoal Lemme. Volume 5. 2ª ed. Brasília: Inep, 2004.

LOURENÇO FILHO, Ml B. O problema da educação de adultos Publicada originalmente na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 5, n. 14, p. 169-185, ago. 1945]. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 81, n. 197, p. 116-127, jan./abr. 2000. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1324>. Data de acesso: 23 de maio de 2021.

LYRA, C. As quarenta horas de Angicos: uma experiência pioneira em educação. São Paulo: Cortez, 1996.

MULLER, M; BOUTTE, G S. A framework for helping teachers interrupt oppression in their classrooms. Journal for Multicultural Education, v. 13, n. 1, p. 94-105, 2019. Disponível em: <https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JME-09-2017-0052/full/html>. Data de acesso: 21 de junho de 2021.

PAIVA, V. História da educação popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. 6ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

RAZZAK, N A. Paulo Freire’s critical and dialogic pedagogy and its implications for the Bahraini educational context, Educational Philosophy and Theory, v. 52, n. 9, p. 999-1010, 2020. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00131857.2020.1716731>. Data de acesso: 09 de junho de 2021.

RODRIGUES, J. O moderno príncipe industrial: o pensamento pedagógico da Confederação Nacional da Indústria. Campinas: Autores Associados, 1998.

SHIH, Yi-Huang. Rethinking Paulo Freire’s Dialogic Pedagogy and Its Implications for Teachers’ Teaching. Journal of Education and Learning, v. 7, n. 4, p. 230-235, 2018. Disponível em: <https://www.ccsenet.org/journal/index.php/jel/article/view/75420>. Data de acesso: 09 de junho de 2021.

SOARES, L. O educador de jovens e adultos e sua formação. Educação em Revista, n. 47, jun. de 2008, p. 83-100. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/edur/a/br3HrgNWhwfNKhwFmZ3jNkD/?lang=pt>. Data de acesso: 07 de junho de 2021.

STEVENS, D. A Freirean critique of the competence model of teacher education, focusing on the standards for qualified teacher status in England. Journal of Education for Teaching, v. 6, 2, 187-196 , p. 2010. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02607471003651722>. Data de acesso: 10 de junho de 2021.

SUORANTA, J; TOMPERI, T. Is There a Nordic Freire? The Reception History of Freirian Ideas in Finland. Journal for Critical Education Policy Studies, v. 19, n. 1 p. 62-97, maio, 2021. Disponímóvel em <https://eric.ed.gov/?id=EJ1300327>. Data de acesso, 09/06/2021.

UNESCO. Asistencia técnica para el desarrollo económico. Lake Success, NY: Nações Unidas, 1949.

WAGNER, T. The global achievement gap: why even our best schools don’t teach the new survival skills our children need – and what we can do about it. Philadelphia/PA/USA: Basic Books, 2014.

Downloads

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Gomes, R. L. R. (2021). Paulo Freire, metodologias da educação popular e questões contemporâneas da relação ensino-aprendizagem. Ensino, Saude E Ambiente, 14(esp.), 245-268. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a51125