Dos Parâmetros Curriculares Nacionais aos Temas Contemporâneos Transversais: o ensino de sexualidade sob o domínio da “Escola Sem Partido”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2023.v16i.a57732

Palavras-chave:

sexualidade, currículo, temas contemporâneos transversais

Resumo

O presente artigo tem como objetos de estudo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que diz respeito à problematização curricular dos conteúdos sobre sexualidade, a forma como a sexualidade é apresentada nos PCNs, quais avanços e/ou retrocessos a temática sofreu após a promulgação da BNCC. O artigo também visa investigar a postura conservadora do movimento Escola Sem Partido e a atuação no combate às questões de gênero e diversidade sexual na aprovação da Base Nacional Comum Curricular. A metodologia utilizada no presente estudo consistiu em uma pesquisa qualitativa, por meio de análise bibliográfica e documental, utilizando como referencial de pesquisa os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). Os dados foram agrupados e analisados segundo pressupostos da Análise de Livre Interpretação (ALI).

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Biografia do Autor

Ivo Marins, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Professor da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Orientador educacional da Secretaria Municipal de Educação de Araruama. Pedagogo com especializações em Supervisão Escolar, em Gestão Escolar e em Orientação Educacional. Cursa Mestrado Profissional no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

Rosemary Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Jaboticabal, SP

Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), onde atua no Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino e Processos Formativos. Licenciada em Ciências Biológicas, Mestra e Doutora em Educação para a Ciência.

Marcus Vinicius Pereira, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Professor Titular do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), onde atua no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC). Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) da FAPERJ. Licenciado em Física, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e Doutor em Educação em Ciências e Saúde.

Giselle Rôças, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

Professora Titular do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), onde atua no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ do CNPq. Bacharel em Ciências Biológicas – Ecologia, Mestra e Doutora em Ecologia.

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Publicado

2023-08-24 — Atualizado em 2023-10-23

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Como Citar

Marins, I., Oliveira, R. R. de, Pereira, M. V., & Rôças, G. (2023). Dos Parâmetros Curriculares Nacionais aos Temas Contemporâneos Transversais: o ensino de sexualidade sob o domínio da “Escola Sem Partido”. Ensino, Saude E Ambiente, 16, Publicado em 24/08/2023. https://doi.org/10.22409/resa2023.v16i.a57732 (Original work published 24º de agosto de 2023)

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