EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE: AS CONCEPÇÕES DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i1.a21006Abstract
O presente artigo tem por escopo analisar as concepções dos agentes comunitários de saúde (ACS), de quatro unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Teresópolis-RJ, acerca da relação entre o ambiente e o processo saúde-doença, à luz dos referenciais da educação ambiental (EA). Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, a partir do conteúdo das respostas obtidas por meio de entrevista. Pôde-se observar que as percepções dos ACS são consistentes, no sentido de correlacionar a existência de um ambiente degradado com o processo saúde-doença. Entretanto, evidenciaram-se dificuldades, do ponto de vista dos ACS, em relação (1) ao trabalho desta idéias junto à comunidade e (2) à inoperância do poder público em viabilizar processos de articulação saúde-ambiente, aspectos essenciais para promoção da saúde (PS) e o cultivo de ambientes saudáveis.Downloads
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