REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CEUNES/UFES
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21171Abstract
Verificamos as representações sociais de Meio Ambiente dos estudantes de Licenciatura em Biologia do CEUNES/UFES. Foram entregues formulários contendo temas pré-selecionados para as turmas do 1o e 7o períodos solicitando que os estudantes indicassem quais se tratavam de meio ambiente. Posteriormente, pedimos que elaborassem uma redação sobre seu entendimento por Meio Ambiente. Os dados foram tabulados e a interpretação dos textos foi feita mediante análise de conteúdo, tomando por base as representações propostas por Reigota. Embora a turma do sétimo período tenha apresentado maior quantidade de termos referentes às visões globalizantes, ainda permaneceu um padrão de representação social naturalista. A partir dos resultados, discutimos as influências da racionalidade científica moderna sobre as representações sociais de meio ambiente, diante de um currículo marcado pela fragmentação dos conhecimentos. Refletimos sobre o papel e as possibilidades da universidade na transformação das representações sociais dos futuros educadores ambientais.
Palavras-chave: educação ambiental, universidade, Moscovici, Reigota.Downloads
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