REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CEUNES/UFES
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21171Resumen
Verificamos as representações sociais de Meio Ambiente dos estudantes de Licenciatura em Biologia do CEUNES/UFES. Foram entregues formulários contendo temas pré-selecionados para as turmas do 1o e 7o períodos solicitando que os estudantes indicassem quais se tratavam de meio ambiente. Posteriormente, pedimos que elaborassem uma redação sobre seu entendimento por Meio Ambiente. Os dados foram tabulados e a interpretação dos textos foi feita mediante análise de conteúdo, tomando por base as representações propostas por Reigota. Embora a turma do sétimo período tenha apresentado maior quantidade de termos referentes às visões globalizantes, ainda permaneceu um padrão de representação social naturalista. A partir dos resultados, discutimos as influências da racionalidade científica moderna sobre as representações sociais de meio ambiente, diante de um currículo marcado pela fragmentação dos conhecimentos. Refletimos sobre o papel e as possibilidades da universidade na transformação das representações sociais dos futuros educadores ambientais.
Palavras-chave: educação ambiental, universidade, Moscovici, Reigota.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.