CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM SOBRE A PRODUÇÃO HIGIÊNICA DE LEITE

Authors

  • Marcus Sandoval Paixão IFES
  • Luiz Marcari Junior IFEs
  • João Batista Rodrigues Abreu UFRRJ
  • Elcio das Graças Lacerda IFES
  • Eduardo Antonio Ferreira IFES

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i1.a21196

Abstract

Objetivou-se a construção coletiva de um instrumento avaliativo da qualidade do leite, congregando estudantes dos cursos de Agronomia e Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Santa Teresa. Os participantes foram instigados a refletir e criar proposições que contribuíssem para a realidade da produção familiar leiteira e para a expansão da própria aprendizagem. Trabalhou-se com a concepção da aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, tidos pelos próprios estudantes como necessários para formação profissional com qualidade. Efetivou-se uma prática de comunicação rural que contribuiu para a aproximação da escola com a realidade dos produtores rurais, por meio da produção de um conhecimento socialmente relevante. A avaliação coletiva da atividade de pesquisa concluiu que a mesma produziu um instrumento válido e de baixo custo para a qualidade do leite e também um instrumento que ampliou o conhecimento dos estudantes e reforçou o papel social da escola.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcus Sandoval Paixão, IFES

Professor do IFES, Departamento de Agronomia, área de agricultura.

Luiz Marcari Junior, IFEs

Professor departamento Zootecnia

João Batista Rodrigues Abreu, UFRRJ

Professor UFRRJ

Elcio das Graças Lacerda, IFES

Professor departamento de agronomia

Eduardo Antonio Ferreira, IFES

Professor departamento educação

Published

2015-05-21

How to Cite

Paixão, M. S., Junior, L. M., Abreu, J. B. R., Lacerda, E. das G., & Ferreira, E. A. (2015). CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM SOBRE A PRODUÇÃO HIGIÊNICA DE LEITE. Teaching, Health and Environment, 8(1). https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i1.a21196

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)