A EDUCAÇÃO PARA ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REFLEXÃO ENTRE PROFESSORES E PESQUISADORES

Authors

  • Alessandra Daniela Buffon Universidade Estadual de Maringá
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21247

Abstract

A pesquisa tem como ponto central compreender o grau de importância que os professores atribuem ao Ensino de Astronomia no Ensino Fundamental, assim como, entender os saberes docentes necessários que permitem o enfrentamento dos desafios do cotidiano escolar / acadêmico. Desse modo, estabelecem-se como problemas, inquietudes como: “Qual a importância da Astronomia no Ensino?” e “O que é necessário fazer para ampliar a Astronomia na sala de aula?”. Para responder esses questionamentos, os interlocutores da pesquisa são docentes da disciplina de Ciências (Brasil) / Físico-química (Portugal) e pesquisadores da área de formação de professores do Ensino de Astronomia do Brasil e de Portugal. A metodologia utilizada para coleta e análise de dados rege os princípios fenomenológicos. Como resultado, percebe-se que a importância da Astronomia para o ensino é estabelecida por cinco aspectos: os conteúdos relacionados ao tema; a curiosidade; o gosto do aluno; o interesse pela Ciência; e as questões culturais. Para ampliar a Astronomia em sala de aula, é necessário dar atenção também para cinco apontamentos: os relatos de experiência; o aperfeiçoamento e a formação docente; os recursos didáticos; a ampliação de tempo; e as atividades experimentais e extracurriculares. Conclui-se que, para conquistar um ensino de qualidade para os estudantes, é preciso dar voz aos professores que enfrentam os desafios de introduzir a Astronomia diariamente nas escolas, a fim de oportunizar formações continuadas voltadas às necessidades emergentes dos docentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Alessandra Daniela Buffon, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática - UEM

Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática - UEM

Licenciada em Física - IFRS

Published

2017-05-22

How to Cite

Buffon, A. D., & Neves, M. C. D. (2017). A EDUCAÇÃO PARA ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REFLEXÃO ENTRE PROFESSORES E PESQUISADORES. Ensino, Saude E Ambiente, 10(1). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21247

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)