CONTEXTUALIZANDO AQUECIMENTO GLOBAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS LUDICAMENTE: ALGUMAS PERCEPÇÕES DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i2.a28584Abstract
O presente trabalho apresenta os resultados iniciais de um estudo em andamento que analisa e discute, em um contexto de Educação Ambiental (EA) com enfoque crítico, as ações antrópicas e naturais que afetam o fenômeno aquecimento global e suas consequências nos ecossistemas e na vida humana, além de atuar no processo de formação continuada de docentes das séries iniciais do ensino fundamental, envolvendo também os seus alunos. O instrumento metodológico usado nesta etapa inicial foi uma atividade de resposta imediata, onde os professores puderam expor suas percepções e concepções latentes, relacionadas ao aquecimento global e ao papel da comunidade escolar em uma perspectiva de EA. Os resultados indicam que o grupo estudado tem conhecimento superficial sobre o tema central do estudo e uma visão ainda conservadora da EA, além de se perceberem despreparados para atuarem dentro desse enfoque. Foi constatado que os participantes compreendem a importância de discutir as questões ambientais na escola, buscando por novos saberes e metodologias para, assim, incluí-las em suas práticas pedagógicas e também desenvolverem ações de EA.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.