O objetivo geral deste artigo foi analisar o entendimento dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) sobre relação saúde-meio ambiente na cidade de Ipanguaçu/RN. O estudo exploratório com uma abordagem qualitativa e investigativa, utilizando questionário contendo 10 (dez) perguntas tendo como lócus 25 agentes comunitários do município. Os resultados afirmaram que os agentes acreditam que existe uma relação entre saúde e meio ambiente, bem como possuem responsabilidade frente à questão ambiental. Porém, observamos que há necessidade de abordar a educação ambiental e saúde, com o intuito de fortalecer as suas competências fomentando os indivíduos e a comunidade a lidarem melhor com os determinantes socioambientais locais, bem como a necessidade de políticas públicas no sentido de promover e incentivar a capacitação dos agentes locais na região.

Authors

  • Sandra Maria Campos Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ipanguaçu, RN, Brasil. , Povoado Base Física, Zona Rural | Ipanguaçu-RN | CEP: 59508-000 https://orcid.org/0000-0002-9343-9324
  • Beatriz Esteliza Soares Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ipanguaçu, RN, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9343-9324
  • Maria Eduarda Santos Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | IpanguaçuEndereço: RN 118, S/N, Povoado Base Física, Zona Rural | Ipanguaçu-RN | CEP: 59508-000 https://orcid.org/0009-0005-1639-1303

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2023.v16.a42691

Keywords:

heahth agent;, environment;, training;, environmental education;, teaching

Abstract

The general objective of this article was to analyze the understanding of Community Health Agents (CHA) about the understanding of the health-environment relationship in the city of Ipanguaçu / RN, in order to obtain an analysis. The exploratory study with a qualitative and investigative approach, using a questionnaire containing 10 (ten) questions with 25 community agents of the municipality as locus. The results stated that the agents believe that there is a relationship between health and the environment, as well as have responsibility in relation to the environmental issue. However, we note that there is a need to address environmental education and health, in order to strengthen their competencies by encouraging individuals and the community to better deal with local socio-environmental determinants, as well as the ncessity of public policies to promote and encourage the training of local agents in the region.

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Author Biographies

Sandra Maria Campos Alves , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ipanguaçu, RN, Brasil. , Povoado Base Física, Zona Rural | Ipanguaçu-RN | CEP: 59508-000

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela ESAM atual UFERSA/RN, Mestrado em Fitotecnia/Agroecologia pela UFRRJ/RJ, Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e Pos Doc pela Universidade de Adelaide, Austrália. Atualmente é servidora publica do Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem atuação no curso de Mestrado em Educação Profissional (PROFept) e especialização em EJA no contexto da diversidade. Atua nas áreas de Educação Profissional, Educação do Campo, Tecnologias sociais, Agroecologia, Certificação de Produtos orgânicos, Gestão de resíduos e poluição do solo e tratamento de águas residuárias.

Beatriz Esteliza Soares Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ipanguaçu, RN, Brasil

Graduada em Geografia (Licenciatura) pela UERN - Campus Assú. Possui experiência como professora de Geografia e História na educação básica durante um semestre pela Prefeitura Municipal de Ipanguaçu/RN. Fez parte como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2020-2022). Possui formação Técnica Profissionalizante em Meio Ambiente pelo IFRN - Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Ipanguaçu. Suas pesquisas estão ligadas ao ensino de Geografia, a formação inicial docente e as metodologias ativas na educação. Possui experiências em normatização de Trabalhos Acadêmicos.

Maria Eduarda Santos Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | IpanguaçuEndereço: RN 118, S/N, Povoado Base Física, Zona Rural | Ipanguaçu-RN | CEP: 59508-000

Graduanda IFRN

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Published

2023-12-31

How to Cite

Alves , S. M. C. ., Lima, B. E. S., & Almeida, M. E. S. (2023). O objetivo geral deste artigo foi analisar o entendimento dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) sobre relação saúde-meio ambiente na cidade de Ipanguaçu/RN. O estudo exploratório com uma abordagem qualitativa e investigativa, utilizando questionário contendo 10 (dez) perguntas tendo como lócus 25 agentes comunitários do município. Os resultados afirmaram que os agentes acreditam que existe uma relação entre saúde e meio ambiente, bem como possuem responsabilidade frente à questão ambiental. Porém, observamos que há necessidade de abordar a educação ambiental e saúde, com o intuito de fortalecer as suas competências fomentando os indivíduos e a comunidade a lidarem melhor com os determinantes socioambientais locais, bem como a necessidade de políticas públicas no sentido de promover e incentivar a capacitação dos agentes locais na região . Teaching, Health and Environment, 16, Publicado em 31/12/2023 . https://doi.org/10.22409/resa2023.v16.a42691

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