Micromundo: an Educational View of Multiple Intelligences Through Pedagogical Strategies Applied to Microbiology in Higher Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48497

Keywords:

microorganism, theory of multiple intelligences, art, education higher, learning

Abstract

The complexity of teaching Microbiology makes the teacher look for alternatives that identify and deepen the skills of students. Thus, the objective was to portray an educational vision of multiple intelligences through the student’s perception of the production of pedagogical tools applied to Microbiology in higher education. This is a descriptive, mixed research, where students of the discipline of Microbiology were challenged to participate in a project entitled MicroMundo. Each student produced three activities (didactic model, canvas painting and cordel) with microbiological themes. There were biannual cycles with four editions, and the data were collected by questionnaire (44 objective/subjective questions). 85 students answered, 63.5% men aged 18-34 years. Six intelligences were worked: didactic model (spatial and logic-mathematical), painting on canvas (body-kinesthetic) and cordel (linguistic, musical and interpersonal). In student perception, multiple intelligences were practiced/developed during the MicroMundo, culminating in a more significant learning.

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Author Biographies

Isadora Martins Pereira, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (Licenciatura - 2020). Foi Monitora da disciplina de Microbiologia pelo Programa de Monitoria Acadêmica - PROMAC (2018). Foi Bolsista Voluntária no LAMIC - Laboratório de Microbiologia da UECE, orientada pelas professoras Dra. Lydia Dayanne Maia Pantoja e Msc. Germana Costa Paixão, desenvolvendo pesquisas na área de qualidade do ar e identificação e taxonomia de fungos anemófilos. Foi Monitora da disciplina de Sistemática Vegetal pelo Programa de Monitoria Acadêmica - PROMAC (2019). Foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação a Docência - PIBID (2016-2017). Atua e tem interesse na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Metodologias Lúdicas. Atualmente é professora de Ciências e Biologia nas séries do 6°ano ao 9°ano do Ensino Fundamental - Anos Finais.

Vinicius Carvalho Pereira, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2021). Mestre e doutorando em Microbiologia Médica pelo Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Médica (PPGMM) da Universidade Federal do Ceará - UFC. Pós-Graduando em Analises Clínicas e Diagnóstico Molecular pelo Centro Universitário Fametro - UNIFAMETRO (2022-Atual). Atua e têm interesse nas áreas de Microbiologia Médica e Microbiologia Ambiental.

Itatiaia de Souza Sampaio, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Francisca Robervânia Soares dos Santos, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestranda em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco -UFPE (2021), com a linha de pesquisa Taxonomia e Ecologia de Fungos Zigospóricos em Brejos de Altitude do estado de Pernambuco, sobe a Orientação do professor Dr. André Luiz Cabral Monteiro de Azevedo Santiago. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2020). Foi monitora da disciplina de Microbiologia (2019). Foi Bolsista Remunerada e Voluntária no LAMIC - Laboratório de Microbiologia da UECE, orientada pelas professoras Dra. Lydia Dayanne Maia Pantoja e Msc. Germana Costa Paixão, desenvolvendo pesquisas na área de qualidade do ar em ambientes escolares, identificação e taxonomia de fungos anemófilos. Desempenhou o cargo voluntário de diretora do administrativo-financeiro da Harpia Empresa Júnior de Biologia da UECE que atua nas áreas de Gestão Ambiental, Estudos e Análises Ambientais, Educação Ambiental, Ecoturismo, Assessoria Educativa, Capacitação de Pessoal e Consultoria Ambiental. Foi Representante Discente do Curso de Ciências Biológicas da UECE e foi representante da Sala Verde Flores do Sertão (Pacoti - CE) do Ministério do Meio Ambiente. Membro do Centro Acadêmico Charles Darwin gestão Resilience (2017). Foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação a Docência - PIBID em 2017. Atua e tem interesse na área de Microbiologia, precisamente em Micologia, Taxonomia e Ecologia de Fungos Zigospóricos, Micologia Ambiental, Ecologia de organismos, Ecologia de Fungos de solo de mata úmida, Qualidade do Ar em ambientes abertos e fechados, Relações bióticas com fungos. Análise Ambiental e na área de Pesquisa em educação.

Paulo Roberto Honório de Souza, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Atualmente Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Microbiologia Médica da Universidade Estadual do Ceará, orientado pela professora Dr. Glaucia Morgana de Melo Guedes, onde desenvolvo pesquisas com leveduras encontradas em morcegos e seu guano. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Monitor voluntário da disciplina de Microbiologia (2019-2020). Foi Bolsista Remunerado do Laboratório de Microbiologia (LAMIC) da Universidade Estadual do Ceará (2019-2020) onde desenvolveu a pesquisa sobre qualidade do ar em cemitérios sob orientação da professora Dr. Lydia Dayanne Maia Pantoja, e também de forma voluntária desenvolveu pesquisas vinculadas ao LAMIC - Laboratório de Microbiologia da UECE nas áreas de identificação e taxonomia de fungos anemófilos sob orientação da professora Dr. Lydia Dayanne Maia Pantoja e Dr. Germana Costa Paixão.

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (Licenciatura - 2006 e Bacharel - 2007); Mestre em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará (2008) e Doutora em Engenharia Civil (área de concentração em Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2016). Atua como Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Coordena a Pesquisa do Curso de Ciências Biológicas a distância - UECE/UAB. Coordenadora Pedagógica do Núcleo Pré-Universitário UECEVest. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental e Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: aerobiologia, taxonomia fúngica, fungos anemófilos e compostos orgânicos voláteis microbianos. Bem como, desenvolve trabalhos na área de pesquisa em educação a distância e formação de professores.

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1997), Mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (2000) e Doutora em Microbiologia Médica/UFC (2021). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará desde 2000 e Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas a distância UECE/Universidade Aberta do Brasil (UAB) desde 2009. Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Fametro/UNIFAMETRO. Leciona as disciplinas de Microbiologia, Parasitologia e Exames Laboratoriais. É líder do grupo de pesquisas certificado pelo CNPq "Tecnologias educacionais e educação a distância". Desenvolve pesquisas nas áreas de taxonomia de dermatófitos, fungos anemófilos, produção de material em Microbiologia e educação a distância.

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Published

2023-06-09

How to Cite

Pereira, I. M., Pereira, V. C. ., Sampaio, I. de S., Santos, F. R. S. dos ., Souza, P. R. H. de ., Pantoja, L. D. M., & Paixão, G. C. . (2023). Micromundo: an Educational View of Multiple Intelligences Through Pedagogical Strategies Applied to Microbiology in Higher Education. Ensino, Saude E Ambiente, 15(3), 656-675. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48497

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