Health Education in Rio de Janeiro: advances or setbacks?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a49905

Keywords:

school physical, education, health, curriculum, health education

Abstract

In a transdisciplinary perspective, each school subject can provide contributions to the students’ health. To do so, it is necessary that the teacher’s academic formation is in line with the educational demands of health. Physical Education, a required pedagogical curriculum component, which is also inserted in the health area, has a potential interventionist role in this process. The objective of this article was to verify the alignment between the contents related to health in the guiding documents of the Brazilian basic education, delimited to the city of Rio de Janeiro, with the contents of the disciplines of the Physical Education undergraduate courses of the Public Universities of Rio de Janeiro that deal with health education. It was noticed that the universities deal with the theme in an insufficient way, especially when inserting it, mostly, in elective subjects and with a low workload. It was also noticed that the updating of the guiding documents for Brazilian basic education are deficient when dealing with health and its connections. Thus, we suggest curricular reforms in basic education and universities that address health education effectively, especially based on the Unified Health System, Collective Health and Health Promotion.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Augusto Dalmonte Malacarne, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutorando em Educação em Ciências e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde do Instituto NUTES da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do Laboratório Integrado em Exercício, Biomedicina e Saúde Coletiva (SALUS) da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências (LABDEC) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Pedro Henrique Melo de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Bacharelando em Educação Física pela Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ). Integrante do Laboratório Integrado de Pesquisas em Exercício, Biomedicina e Saúde Coletiva (SALUS). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UFRJ.

Daniella de Brito Alexandria, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Graduada em Bacharelado em Educação Física pela Escola de educação Física e desporto na Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ), fui membro voluntária do projeto de extensão "Cores no Prato" do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), monitora bolsista da disciplina Natação na Escola de Educação Física e Desporto no ano de 2020. Integrante do Grupo do Laboratório Integrado em Exercício, Biomedicina e Saúde Coletiva (SALUS) da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fui estagiária na área Aquática na empresa Bodytech (2018 - 2020). Atualmente trabalho no departamento de Fisiologia da Seleção Brasileira de Pentatlo Moderno.

Alexandre Palma, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1986), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1995), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002) e estágio de pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e no Programa de Pós-graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade Gama Filho (2014). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde leciona na Escola de Educação Física e Desportos. Atua, ainda, como parecerista dos seguintes periódicos: International Journal of Environmental Research and Public Health, Journal of Sports Sciences, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Revista Movimento, Ciência & Saúde Coletiva e Arquivos em Movimento (UFRJ). Tem experiência acadêmica no campo da Educação Física nas seguintes áreas: treinamento desportivo, atividade física e promoção da saúde e futebol.

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Educação em Ciências e Saúde - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Pós-doutorado em Administração Pública pela EBAPE na Fundação Getúlio Vargas.Atuou como Professor Assistente do Centro Universitário Augusto Motta e da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Educação, Zoologia, Bioquímica e Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, taxonomia, biologia molecular e meio ambiente. Atualmente atuo como professor no Ensino Superior e no Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Docente de Programas de Pós-graduação na UFRJ. Além disso, sou chefe da Divisão de Editoração, responsável pela Revista Tecnologia e Cultura e coordeno o Laboratório de Divulgação Cientifica e Ensino de Ciências (LABDEC). Atuo como avaliador junto ao INEP/MEC para credenciamento e recredenciamento de cursos superiores no Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. É Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

References

ALMEIDA FILHO, Naomar. Contextos, impasses e desafios na formação de trabalhadores em Saúde Coletiva no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, n. 6, p. 1677 - 1682, 2013. https://doi.org/10.1590/S1413-81232013000600019

BRASIL. Ministério da Saúde. VIII Conferência Nacional de Saúde: Relatório final. Brasília, 1986. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/8_conferencia_nacional_saude_relatorio_final.pdf. Acesso em: 5 jul. 2020

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos

do ensino fundamental. Brasília: 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf. Acesso em: 5 jul. 2020

BRASIL. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília: 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em: 5 jul. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação infantil e ensino fundamental. Brasília: 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 5 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 6, de 18 de dezembro de 2018. Diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em educação física e dá outras providências. Brasília: 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877795. Acesso em: 5 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: proposta de práticas de implementação. Brasília: 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 5 jul. 2020.

CARVALHO, Pedro Henrique et al. A saúde coletiva nos cursos de educação física das Universidades Públicas do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 43, n. 1, p. 1-9, 2021. https://doi.org/10.1590/rbce.43.e007921

DEVIDE, Fabiano. A Educação Física Escolar como via de Educação para Saúde. In: PALMA, Alexandre; BADRICHEVSKY, Marcos; ESTEVÃO, Adriana (Org.). A Saúde em debate na Educação Física. Blumenau: Edibes, 2003, p. 137-150.

FALKENBERG, Mirian et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, n. 3, p. 847-852, 2014. https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUIMARÃES, Claudia Cristina; NEIRA, Marcos; VELARDI, Marília. Reflexões sobre a saúde e a educação física escolar: a visão dos professores. Revista Hipótese, v. 1, n. 4, p. 113-138, 2015. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/teses/guimaraes_neira_velardi.pdf. Acesso em: 5 jul. 2020

JOURDAN, Didier et al. Supporting every school to become a foundation for healthy lives. The lancet child & adolescent health, v. 5, n. 4, p. 295-303, 2021. https://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)30316-3

LUZ. Madel. Educação física e saúde coletiva: papel estratégico da área e possibilidades quanto ao ensino na graduação e integração na rede de serviços públicos de saúde. In: FRAGA, Alexandre Branco; WACHS, Felipe. Educação Física e Saúde Coletiva: políticas de formação e perspectivas de intervenção. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2007, p. 9-16.

MALACARNE, José Augusto et al. A abordagem sobre saúde nos cursos de educação física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Arquivos em Movimento, v. 1, n. 1. p. 202-2019, 2021. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/39535. Acesso em: 5 jul. 2020

MANTOVANI, Thiago; MALDONADO, Daniel; FREIRE, Elisabete. A relação entre saúde e educação física escolar: uma revisão integrativa. Revista Movimento, v. 27, n. 1, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/mmQm6dDT9jBdML4Wpx6gNWF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 jul. 2020

MARTINS, Isabel. Educação em ciências e educação em saúde: breves apontamentos sobre histórias, práticas e possibilidades de articulação. Ciência e Educação, v. 25, n. 2, p. 269-275, 2019. https://doi.org/10.1590/1516-731320190020001

MINAYO, Maria Cecília. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

NEIRA, Marcos. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 3, p. 215-223, 2018. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.001

NUNES, Everaldo. Saúde coletiva: história de uma ideia e de um conceito. Saúde e Sociedade, v. 2, n. 3, p. 5-21, 1994. https://doi.org/10.1590/S0104-12901994000200002

OLIVEIRA, Victor José; GOMES, Ivan Marcelo. A saúde nos currículos de educação física em uma universidade pública. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 18, n.3, p.1-17, 2020. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00294

PALMA, Alexandre. Tensões e possibilidades nas interações entre educação física, saúde e sociedade. In: WACHS, Felipe; LARA, Larissa; ATHAYDE, Pedro. Ciências do Esporte, Educação Física e Produção do Conhecimento em 40 Anos de CBCE: atividade física e saúde. Natal: Edufrn, v.11, p.15-27, 2020.

RIO DE JANEIRO. Secretaria de educação. Deliberação CEE nº 373 de 8 de outubro de 2019. Institui a implantação do documento de orientação curricular: educação infantil e ensino fundamental. Rio de Janeiro: 2019. Disponível em: http://www.cee.rj.gov.br/deliberacoes/D_2019-373.pdf. Acesso em: 5 jul. 2020.

RIO DE JANEIRO. Secretaria municipal de educação do Rio de Janeiro. Reorganização curricular carioca 2020-2021. Disponível em: https://www.rio.rj.gov.br/documents/9565635/7d84e308-3955-427f-af43-f34c6dfa400b. Acesso em: 15 mar. 2021.

SAYWER, Susan; RANITI, Monika; ASTON, Ruth. Making every school a health-promoting school. The Lancet Child & Adolescent Health, v. 5, n. 8, p. 539-549, 2021. https://doi.org/10.1016/S2352-4642(21)00190-5

SILVA, Victor; NICOES, Cintia; KNUTH, Alan. Saúde coletiva e saúde pública nos cursos de educação física: uma revisão sistemática. Pensar a prática, n. 1, v. 24, p. 1-23, 2021. https://doi.org/10.5216/rpp.v24.61062

Published

2022-02-27

How to Cite

Malacarne, J. A. D., Carvalho, P. H. M. de, Alexandria, D. de B., Palma, A., & Rocha, M. B. (2022). Health Education in Rio de Janeiro: advances or setbacks?. Teaching, Health and Environment, 14(2), 913-930. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a49905

Issue

Section

Articles