Educação em Saúde no Rio de Janeiro: avanços ou retrocessos?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a49905

Palabras clave:

educação física escolar, saúde, currículo, educação em saúde

Resumen

Em uma perspectiva transdisciplinar, cada disciplina escolar pode proporcionar contribuições à saúde dos estudantes. Para tanto, é necessário que a formação de professores esteja em consonância com as demandas educacionais da saúde. A Educação Física, componente curricular pedagógico obrigatório, que se insere também na área da saúde, possui potencial nesse sentido. O objetivo deste artigo foi verificar o alinhamento entre os conteúdos referentes à saúde nos documentos orientadores da educação básica brasileira, delimitados à cidade do Rio de Janeiro, com os conteúdos das disciplinas dos cursos de licenciatura em Educação Física das Universidades Públicas do Rio de Janeiro que abordam a Educação em Saúde. Percebeu-se que as universidades lidam com o tema de modo insuficiente, sobretudo ao inseri-lo, majoritariamente, em disciplinas eletivas e de baixa carga horária. Percebe-se também que as atualizações nos documentos orientadores da educação básica brasileira caminham de forma deficitária ao tratar da saúde e suas conexões. Com isso, sugerem-se reformas curriculares da educação básica e universitárias que abordem a Educação em Saúde de modo efetivo, em especial, pautada no Sistema Único de Saúde, na Saúde Coletiva e na Promoção da Saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Augusto Dalmonte Malacarne, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutorando em Educação em Ciências e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde do Instituto NUTES da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do Laboratório Integrado em Exercício, Biomedicina e Saúde Coletiva (SALUS) da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências (LABDEC) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Pedro Henrique Melo de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Bacharelando em Educação Física pela Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ). Integrante do Laboratório Integrado de Pesquisas em Exercício, Biomedicina e Saúde Coletiva (SALUS). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UFRJ.

Daniella de Brito Alexandria, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Graduada em Bacharelado em Educação Física pela Escola de educação Física e desporto na Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ), fui membro voluntária do projeto de extensão "Cores no Prato" do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), monitora bolsista da disciplina Natação na Escola de Educação Física e Desporto no ano de 2020. Integrante do Grupo do Laboratório Integrado em Exercício, Biomedicina e Saúde Coletiva (SALUS) da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fui estagiária na área Aquática na empresa Bodytech (2018 - 2020). Atualmente trabalho no departamento de Fisiologia da Seleção Brasileira de Pentatlo Moderno.

Alexandre Palma, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1986), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1995), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002) e estágio de pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e no Programa de Pós-graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade Gama Filho (2014). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde leciona na Escola de Educação Física e Desportos. Atua, ainda, como parecerista dos seguintes periódicos: International Journal of Environmental Research and Public Health, Journal of Sports Sciences, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Revista Movimento, Ciência & Saúde Coletiva e Arquivos em Movimento (UFRJ). Tem experiência acadêmica no campo da Educação Física nas seguintes áreas: treinamento desportivo, atividade física e promoção da saúde e futebol.

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Educação em Ciências e Saúde - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Pós-doutorado em Administração Pública pela EBAPE na Fundação Getúlio Vargas.Atuou como Professor Assistente do Centro Universitário Augusto Motta e da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Educação, Zoologia, Bioquímica e Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, taxonomia, biologia molecular e meio ambiente. Atualmente atuo como professor no Ensino Superior e no Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Docente de Programas de Pós-graduação na UFRJ. Além disso, sou chefe da Divisão de Editoração, responsável pela Revista Tecnologia e Cultura e coordeno o Laboratório de Divulgação Cientifica e Ensino de Ciências (LABDEC). Atuo como avaliador junto ao INEP/MEC para credenciamento e recredenciamento de cursos superiores no Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. É Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

Citas

ALMEIDA FILHO, Naomar. Contextos, impasses e desafios na formação de trabalhadores em Saúde Coletiva no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, n. 6, p. 1677 - 1682, 2013. https://doi.org/10.1590/S1413-81232013000600019

BRASIL. Ministério da Saúde. VIII Conferência Nacional de Saúde: Relatório final. Brasília, 1986. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/8_conferencia_nacional_saude_relatorio_final.pdf. Acesso em: 5 jul. 2020

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos

do ensino fundamental. Brasília: 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf. Acesso em: 5 jul. 2020

BRASIL. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília: 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em: 5 jul. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação infantil e ensino fundamental. Brasília: 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 5 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 6, de 18 de dezembro de 2018. Diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em educação física e dá outras providências. Brasília: 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877795. Acesso em: 5 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: proposta de práticas de implementação. Brasília: 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 5 jul. 2020.

CARVALHO, Pedro Henrique et al. A saúde coletiva nos cursos de educação física das Universidades Públicas do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 43, n. 1, p. 1-9, 2021. https://doi.org/10.1590/rbce.43.e007921

DEVIDE, Fabiano. A Educação Física Escolar como via de Educação para Saúde. In: PALMA, Alexandre; BADRICHEVSKY, Marcos; ESTEVÃO, Adriana (Org.). A Saúde em debate na Educação Física. Blumenau: Edibes, 2003, p. 137-150.

FALKENBERG, Mirian et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, n. 3, p. 847-852, 2014. https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUIMARÃES, Claudia Cristina; NEIRA, Marcos; VELARDI, Marília. Reflexões sobre a saúde e a educação física escolar: a visão dos professores. Revista Hipótese, v. 1, n. 4, p. 113-138, 2015. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/teses/guimaraes_neira_velardi.pdf. Acesso em: 5 jul. 2020

JOURDAN, Didier et al. Supporting every school to become a foundation for healthy lives. The lancet child & adolescent health, v. 5, n. 4, p. 295-303, 2021. https://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)30316-3

LUZ. Madel. Educação física e saúde coletiva: papel estratégico da área e possibilidades quanto ao ensino na graduação e integração na rede de serviços públicos de saúde. In: FRAGA, Alexandre Branco; WACHS, Felipe. Educação Física e Saúde Coletiva: políticas de formação e perspectivas de intervenção. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2007, p. 9-16.

MALACARNE, José Augusto et al. A abordagem sobre saúde nos cursos de educação física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Arquivos em Movimento, v. 1, n. 1. p. 202-2019, 2021. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/39535. Acesso em: 5 jul. 2020

MANTOVANI, Thiago; MALDONADO, Daniel; FREIRE, Elisabete. A relação entre saúde e educação física escolar: uma revisão integrativa. Revista Movimento, v. 27, n. 1, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/mmQm6dDT9jBdML4Wpx6gNWF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 jul. 2020

MARTINS, Isabel. Educação em ciências e educação em saúde: breves apontamentos sobre histórias, práticas e possibilidades de articulação. Ciência e Educação, v. 25, n. 2, p. 269-275, 2019. https://doi.org/10.1590/1516-731320190020001

MINAYO, Maria Cecília. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

NEIRA, Marcos. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 3, p. 215-223, 2018. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.001

NUNES, Everaldo. Saúde coletiva: história de uma ideia e de um conceito. Saúde e Sociedade, v. 2, n. 3, p. 5-21, 1994. https://doi.org/10.1590/S0104-12901994000200002

OLIVEIRA, Victor José; GOMES, Ivan Marcelo. A saúde nos currículos de educação física em uma universidade pública. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 18, n.3, p.1-17, 2020. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00294

PALMA, Alexandre. Tensões e possibilidades nas interações entre educação física, saúde e sociedade. In: WACHS, Felipe; LARA, Larissa; ATHAYDE, Pedro. Ciências do Esporte, Educação Física e Produção do Conhecimento em 40 Anos de CBCE: atividade física e saúde. Natal: Edufrn, v.11, p.15-27, 2020.

RIO DE JANEIRO. Secretaria de educação. Deliberação CEE nº 373 de 8 de outubro de 2019. Institui a implantação do documento de orientação curricular: educação infantil e ensino fundamental. Rio de Janeiro: 2019. Disponível em: http://www.cee.rj.gov.br/deliberacoes/D_2019-373.pdf. Acesso em: 5 jul. 2020.

RIO DE JANEIRO. Secretaria municipal de educação do Rio de Janeiro. Reorganização curricular carioca 2020-2021. Disponível em: https://www.rio.rj.gov.br/documents/9565635/7d84e308-3955-427f-af43-f34c6dfa400b. Acesso em: 15 mar. 2021.

SAYWER, Susan; RANITI, Monika; ASTON, Ruth. Making every school a health-promoting school. The Lancet Child & Adolescent Health, v. 5, n. 8, p. 539-549, 2021. https://doi.org/10.1016/S2352-4642(21)00190-5

SILVA, Victor; NICOES, Cintia; KNUTH, Alan. Saúde coletiva e saúde pública nos cursos de educação física: uma revisão sistemática. Pensar a prática, n. 1, v. 24, p. 1-23, 2021. https://doi.org/10.5216/rpp.v24.61062

##submission.downloads##

Publicado

2022-02-27

Cómo citar

Malacarne, J. A. D., Carvalho, P. H. M. de, Alexandria, D. de B., Palma, A., & Rocha, M. B. (2022). Educação em Saúde no Rio de Janeiro: avanços ou retrocessos?. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 14(2), 913-930. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a49905

Número

Sección

Artigos