BUSCANDO ANALOGIAS NO LIVRO DIDÁTICO: USO E ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BOA VISTA-RR
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21147Resumen
As escolas estaduais do ensino fundamental de Boa Vista-RR adotam livros didáticos enviados pelo Ministério da Educação que possuem uniformização dos conteúdos para todo Brasil. Este trabalho apresenta uma pesquisa documental analítica, fundamentada no método dedutivo comparativo e observação da prática docente com cinco professores de ciências, no ano letivo de 2009. Trata-se da análise do uso de analogias nos temas de educação em saúde, no livro didático de sétimo ano do ensino fundamental, utilizado pelas escolas. É um trabalho exploratório, que necessita de maior aprofundamento. A análise evidenciou que o livro selecionado não utiliza analogias na abordagem destes temas, porém na sala de aula a estratégia é muito utilizada pelos professores, sendo uma ferramenta valiosa entre conhecimentos diferentes, um conhecido e outro desconhecido, importante na aprendizagem de conceitos difíceis; também é utilizada sob forma inadvertida de conceitos reducionistas, generalizando seu uso na prática docente, embora ausentes no livro analisado.
Palavras-chave: Analogias. Educaçãoem saúde. Livro didático.
Descargas
##submission.downloads##
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.