ENSINANDO HISTÓRIA, CULTURA E CIÊNCIAS NO MUSEU – ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES PARA FORMAÇÃO DE CRITICIDADE

Autores/as

  • Adriane Gonçalves Gomes Instituto Federal de Educação do Espírito Santo
  • Carlos Roberto Pires Campos IFES/Programa EDUCIMAT/Vitória
  • Leonardo Salvalaio Muline IFES/Programa EDUCIMAT/Campus Vitória

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21184

Resumen

Os espaços educativos não formais, aqui, no caso, o museu, têm se configurado como valiosos colaboradores aos processos de construção do conhecimento científico, adicionando ludicidade à ação pedagógica. Ao proporcionar a ocorrência de ações interdisciplinares de ensino, o espaço museal, sua estrutura, suas exposições, tudo favorece a comunicação efetiva com a escola. A linha tênue que aproxima cultura científica à cultura erudita se materializa no museu, o qual transforma tais conhecimentos, deixando-os mais inteligíveis ao público. O museu socializa o discurso científico, e torna seus conhecimentos acessíveis ao público escolar. Este trabalho apresenta estratégias formativas para professores com vias a alcançar tal proposta de utilização do espaço museal. Enfocamos variadas concepções museológicas e educativas no intuito de apresentar o museu histórico como espaço não formal de ensino e seu papel promissor no processo de construção do conhecimento científico, enfatizando o papel de mediador do professor na abordagem transdiciplinar desse mesmo conhecimento, trazendo, assim professores e alunos para o centro do palco.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriane Gonçalves Gomes, Instituto Federal de Educação do Espírito Santo

Mestre em educação ciências e matemática pelo IFES

professora dos curso de ensino Médio Integrado de Informática e eletromecânica do IFES;

Professora do ensino regular e médio da rede estadual

Carlos Roberto Pires Campos, IFES/Programa EDUCIMAT/Vitória

Doutor em História Social da Cultura

Leonardo Salvalaio Muline, IFES/Programa EDUCIMAT/Campus Vitória

Mestre em Educação em Ciências e Matemática

##submission.downloads##

Publicado

2014-09-24

Cómo citar

Gomes, A. G., Campos, C. R. P., & Muline, L. S. (2014). ENSINANDO HISTÓRIA, CULTURA E CIÊNCIAS NO MUSEU – ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES PARA FORMAÇÃO DE CRITICIDADE. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 7(1). https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21184

Artículos más leídos del mismo autor/a