USANDO O TEMA RISCOS QUÍMICOS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO

Autores/as

  • Romulo de Oliveira Pires IFRJ- Campus Nilópolis, Licenciatura em Química
  • Eline Deccache-Maia Instituto Federal do Rio de Janeiro |Campus Nilópolis Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC)
  • Jorge Cardoso Messeder IFRJ- Campus Nilópolis, Mestrado em Ensino de Ciências

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21242

Resumen

O conteúdo apresentado neste artigo é oriundo de um Trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Química, cujo objetivo foi discutir o tema riscos químicos em ambientes domésticos através da análise da prática de ensino realizada em espaços fora da sala de aula. Na busca de assuntos significativos para a população do entorno do Instituto, foram realizadas palestras em ambientes não formais de ensino tendo como foco riscos químicos, visando reconhecer as lacunas destes saberes, utilizando questionário e conversas realizadas durante as visitas.  Uma das metas do trabalho foi oferecer ao público participante conteúdos necessários para evitar acidentes e de primeiros socorros, tendo como suporte recursos de mídia. Os resultados encontrados demonstraram que existe um grande distanciamento entre os atuais objetivos do Ensino de Química e a conscientização sobre os riscos para saúde causados por situações do cotidiano da população, como é o caso do manuseio dos produtos domissanitários.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eline Deccache-Maia, Instituto Federal do Rio de Janeiro |Campus Nilópolis Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC)

Doutora em ANtropologia Social, trabalhando nos seguintes temas: infância e juventude; educação e trabalho; divulgação científica; ciência e arte; CTS; educação ambiental.

##submission.downloads##

Publicado

2016-12-13

Cómo citar

Pires, R. de O., Deccache-Maia, E., & Messeder, J. C. (2016). USANDO O TEMA RISCOS QUÍMICOS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 9(3). https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21242

Número

Sección

Artigos