Bactérias e saúde
o que os estudantes da educação básica entendem sobre essa relação?
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a21539Resumen
Este trabalho teve como objetivo analisar as concepções alternativas dos estudantes da educação básica a respeito das bactérias e sua relação com a saúde humana. A pesquisa foi desenvolvida com 30 alunos do 7º ano do ensino Fundamental II de uma instituição de ensino privada de Natal, RN. Foi utilizada a abordagem qualitativa com procedimentos da análise de conteúdo dos dados obtidos. Nesse contexto, utilizou-se como ferramenta de coleta de dados um questionário contendo perguntas abertas e a elaboração de desenhos. Os resultados encontrados na pesquisa demonstram que apesar da maioria dos estudantes apresentarem conhecimentos considerados condizentes com o que é cientificamente aceitável a respeito das formas e estruturas das bactérias, verifica-se que estes não conseguem relacioná-las a saúde humana, como por exemplo, diferenciar as doenças causadas pelas bactérias daquelas ocasionadas por outros microrganismos. Diante disto, espera-se que este trabalho sirva como ponto de partida para a proposição de novas estratégias para ensinar a conhecimentos sobre as bactérias de forma mais contextualizada e significativa.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.