Da normalização à ecologia dos saberes: de que saúde estamos falando?
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a42951Palabras clave:
promoção da saúde;, normalização;, epistemologias do sulResumen
O presente estudo tem como centralidade o conceito de saúde e o modo como está a ser concebido na sociedade atual. A discussão acerca do conceito de saúde é complexa, visto que percebemos uma dificuldade em abordá-la devido a sua polissemia. Sendo assim, saúde poderia se caracterizar como a possibilidade de agir e reagir, de adoecer e se recuperar. Desse modo, o trabalho objetiva discutir a noção de saúde a partir da ótica normalizadora, propondo as ecologias do saberes como possibilidade de operar com outras maneira de promover a saúde. O escopo metodológico desenvolveu-se por intermédio da revisão narrativa, problematizando a saúde enredada ao conceito de normalização articulada ao debate promovido pela epistemologias do Sul. No intuito de problematizar a concepção de saúde utilizamos as discussões de Canguilhem (1995; 2009), Foucault (2008) Palma (2010; 2012), Santos (2013; 2018), dentre outros.
Descargas
Citas
BAGRICHEVSKY, Marcos; PALMA, Alexandre; ESTEVÃO, Adriana. (orgs). A saúde em debate na educação física. Blumenau (SC): Edibes, 2003.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política nacional de promoção da saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude_3ed.pdf. Acesso em: 1 ago. 2020
BRASIL, Ministério da Saúde. Saúde e Prevenção nas Escolas: guia para profissionais de saúde e educação. Brasília: Secretaria de Vigilância em Saúde. Ministério da Saúde, 2006. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_prevencao_escolas_guia_formacao_profissionais_educacao%20.pdf Acesso em: 1 ago. 2020
BRASIL. Ministério da Educação. Ministério da Saúde. Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola – PSE, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 dez. 2007. Seção 1, p. 2. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6286.htm Acesso em: 1 ago. 2020
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Instrutivo PSE / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica– Brasília: Ministério da Saúde, 2011. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/passo_a_passo_programa_saude_escola.pdf Acesso em: 1 ago. 2020
BRASIL. Ministério da Saúde. VIII Conferência Nacional de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 1986. (Anais). Disponível em http://www.ccs.saude.gov.br/cns/pdfs/8conferencia/8conf_nac_anais.pdf Acesso em: 1 ago. 2020
BRUGNEROTTO, Fábio; SIMÕES, Regina. Caracterização dos currículos de formação profissional em Educação Física: um enfoque sobre saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.19, n.1, p. 149-172, jan./mar. 2009. https://doi.org/10.1590/S0103-73312009000100008
CÂNDIDO, Cássia Marques; PALMA, Alexandre; DE ASSIS, Monique Ribeiro. A representação da Educação Física no quadro Medida Certa/90 Dias Para Reprogramar O Corpo exibido pela TV Globo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30, n. 2, p. 345-357, 2016. https://doi.org/10.1590/1807-55092016000200345
CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1995.
CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2000 (Campo Teórico).
CANGUILHEM, Georges. O Normal e o Patológico. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
CESCHINI, Fábio. Luis; ANDRADE, Douglas Roque; OLIVEIRA, Luis Carlos; ARAÚJO JÚNIOR, Jorge Ferreira; MATSUDO, Victor Keihan Rodrigues. Prevalence of physical inactivity and associated factors among high school students from state's public schools. Jornal de Pediatria, v. 85, n. 4, p. 301-306, 2009. https://doi.org/10.1590/S0021-75572009000400006
Cordeiro, Alexander Magno et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões [online]. 2007, v. 34, n. 6 [Acessado 05 Maio 2022], pp. 428-431. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0100-69912007000600012>. Epub 18 Jan 2008. ISSN 1809-4546. https://doi.org/10.1590/S0100-69912007000600012.
FREITAS, Fabiana Fernandes de; CARVALHO, Y.M.; MENDES, V.M. Educação Física e Saúde: aproximações com a “clínica ampliada”. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 639-656, jul./set. 2013.
https://doi.org/10.1590/S0101-32892013000300009
FERRARI, Gerso Luis Moraes; MATSUDO, Victor; KATZMARZYK, Peter T.; FISBERG, Mauro; Prevalence and factors associated with body mass index in children aged 9-11 years. Jornal de pediatria, v. 93, n. 6, p. 601-609, 2017. https://doi.org/10.1016/j.jped.2016.12.007
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Vozes, 1987.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro, Forense universitária, 1995.
FOUCAULT, Michel. Resumo dos cursos do Collège de France. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. A saúde em estado de choque. Rio de Janeiro, Espaço e Tempo, 1992.
PALMA, Alexandre. Educação Física, corpo e saúde: uma reflexão sobre outros modos de olhar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 22, n. 2, p. 23-39, jan. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/k3XVXbdT9g58Mw9WLWGgnhs/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 21 fev. 2019.
PITANGA, Francisco José Gondim. Epidemiologia, atividade física e saúde. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília, v.10 n. 3 p. julho, 2002. https://doi.org/10.18511/rbcm.v10i3.463
ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2007, v. 20, n. 2. https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001 .
RAGO, Margareth. Narcisismo, Sujeição e Estéticas da Existência. Verve, Revista semestral Nu-Sol, Programa de Estudos de Pós-Graduação PUC-SP, v.9, p. 236-250. 2006. Disponível em: https://revistas.pusp.br/index.php/verve/article/view/5147/3674. Acesso em: 20 fev. 2019.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Ensino, Saude e Ambiente
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.