A Educação pelo diálogo e para o diálogo:
o Programa Nacional de Alfabetização no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a52422Palavras-chave:
diálogo, educação libertária, alfabetização de adultos, círculos de cultura, processos de subjetivaçãoResumo
Através das experiências vividas pela autora, nos anos de 1963-1964, como participante do Programa Nacional de Alfabetização (PNA) no Rio de Janeiro, são apresentadas – dentro do cenário histórico da época – uma série de projetos de educação de adultos, dando-se destaque ao PNA.O início dos anos de 1960 com suas turbulências, transformações, permanente alegria e agitação são aqui trazidos como pano de fundo para os movimentos de educação popular que eclodem naquele período: os CPCs da UNE (Centros Populares de Cultura da União Nacional de Estudantes), o MEB (Movimento de Educação da Base) e o MCP (Movimento de Cultura Popular). Foi deste último que surgiu o PNA e a bela e potente figura de seu criador: o educador Paulo Freire.
Downloads
Referências
AZEVEDO, F. Q. As Ligas Camponesas – São Paulo: Paz e Terra, 1992.
BASTOS, E. R. As Ligas Camponesas – Rio de Janeiro: Vozes, 1984
BRANDÃO, C. R. Da Educação Fundamental ao Fundamental da Educação. IN Proposta. Rio de Janeiro: Supl. 1, 1997.
BEISIEGEL, C. R. Política e Educação Popular – a teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. São Paulo: Ática, 1982.
BERLINSK, A. “As Atividades em Educação Popular”. IN Educação Popular II. Rio de Janeiro: CEI, Supl. 1, 1997.
BEZERRA, A. “As Atividades em Educação Popular” IN Educação Popular II. Rio de Janeiro: CEI, Supl. 1, 1997.
CASTRO, R. Chega de Saudade. São Paulo: Cia. das Letras, 1990.
CHAUÍ, M. “Prefácio” IN De Decca, E. O Silêncio dos Vencidos São Paulo: Brasiliense, 1984.
COIMBRA, C. M. B. Produzindo Esquecimento: histórias negadas – Rio de Janeiro: UERJ, 1999, mimeogr.
__________ Guardiães da Ordem: algumas práticas psi no Brasil do “milagre” Rio de Janeiro: Oficina do Autor, 1995.
__________ Discursos Sobre Segurança Pública e Produção de Subjetividades: violência urbana e alguns de seus efeitos. São Paulo: NEV/USP, Projeto de Pós-Doutorado, 1998, mimeogr.
DUMONT, B. Um sonho Interrompido. São Paulo: Porto Calendário, 1997.
FÁVERO, O. (org.). Cultura Popular/Educação Popular: memórias dos anos 60. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
_________ Educação como Prática de Liberdade Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
_________ Pedagogia do Oprimido Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
GAGNEBÍN, J. M. Walter Benjamin: os Cacos da História São Paulo: Brasiliense, 1982.
GÓIS, M. – Entre o Rio e Mar Rio de Janeiro: Revan, 1996.
_________ De Pés no Chão Também se Aprende a Ler (1961-1964): uma escola democrática. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
GUATTARI, F. e ROLNIK, S. Micropolítica: Cartografias do Desejo. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.
HOLLANDA, H. B. Impressões de Viagem: CPC, Vanguarda, Desbunde – 1960-1970. São Paulo: Brasiliense, 1981.
JULIÃO, F. Que São as Ligas Camponesas? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1962.
KREUTZ, L Os Movimentos de Educação Popular no Brasil de 1961-1964 Rio de Janeiro: FGV, Dissertação de Mestrado, 1973.
MACIEL, L. C. Anos 60. P. A., L&PM, 1987.
MEYER, C. dos S. Inquérito Policial Militar Realizado no Programa Nacional de Alfabetização e no Movimento de Cultura Popular/ Relatório – Rio de Janeiro: MEC, 1965, mimeogr.
MOTTA, N – Noites Tropicais Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.
PAIVA, V. Educação Popular e Educação de Adultos – contribuição a história de educação no Brasil. São Paulo: Temas Brasileiros 2, 1973.
PEIXOTO, F. O Melhor Teatro do CPC da UNE São Paulo: Global, 1989.
RIBEIRO, A. P. G. “Fim de um Ano: Tempo de Rememorar” IN FAUSTO NETO, A. E e PINTO, M. J. (orgs.). O Indivíduo e as Mídias. Rio de Janeiro: Diadorim, 1996.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
SODRÉ, N. W. A Verdade Sobre o ISEB. Rio de Janeiro: Avenir, 1978.
SOUZA, D. e CHAVES, D. (orgs.) – Nossa Paixão Era Inventar um Novo Tempo. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1999.
VAN DER POEL, M. S. Alfabetização de Adultos: o sistema Paulo Freire – Estudo de caso num presídio. Rio de Janeiro: Vozes, 1981.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Cecília Maria Bouças Coimbra
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.