Caminhos bifurcantes na educação inclusiva! Inclusões e rebeldias silenciosas na Educação Pública
Abstract
Este artigo apresenta algumas análises de uma pesquisa mestrado que debate a inclusão escolar. Considerando a Escola Pública produto/produtora de saber-poder (FOUCAULT, 2006) e de ações de inclusão social, partimos da premissa de que a escolarização implica um processo inclusivo continuado e inevitável. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede pública municipal de um município do norte do Estado do Espírito Santo, abrangendo rodas de conversa com educadores, estudantes e familiares de alunos vinculados às respectivas escolas. Utilizando como eixos críticos as noções de biopolítica/biopoder (FOUCAULT, 2005), micropolítica (GUATTARI; ROLNIK, 2005) e inclusão diferencial (HARDT; NEGRI, 2005) percebemos a inclusão escolar (e a idéia da Educação Inclusiva) composta num sistema de controle e poder. Na seqüência evidenciamos o fracasso escolar como uma produção contemporânea das políticas inclusivas na educação pública e também destacamos a aliança com os atores locais como estratégia fundamental de potencialização da vida.Downloads
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To the extent possible under the law, Fractal: Journal of Psychology has waived all copyright and related rights to the Reference Lists in research articles. This work is published in: Brazil.
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