Apprentice circus and beholder: looks that dialogue between the incompleteness and the finishing

Authors

  • Eliane Regina Pereira Universidade Federal de Uberlandia
  • Kátia Maheirie Universidade Federal de Santa Catarina

Keywords:

constitution of the subject, creator activity, aesthetic experience, circus school, otherness.

Abstract

This article aims to show how the circus arts, understood as creative activity and aesthetic experience, expands the possibilities of “being” of the apprentice. Having a theoretical understanding of the constitution of the subject to be never-ending process, we discussed how the “provisional finishing” offered by the beholder transcends circus character and reaches the subject-apprentice. Through interviews and observations of lessons in the circus ring, we reach information about how the student sets the circus arts and the relationship established with the public, with the circus colleagues and teachers, giving the evidence the mediation of circus arts in its constitution. The survey results point to the circus activity as capable of doing mediation in the constitution of the subject through the eyes of the beholder, which meant offering the apprentice, expanding your chances of being.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eliane Regina Pereira, Universidade Federal de Uberlandia

Psicóloga pela Universidade do Vale do Itajaí, com mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunto II, da Universidade Federal de Uberlândia, no Instituto de Psicologia, integrante do Núcleo de Psicologia Preventiva e da Saúde. Atua na área da Psicologia da Saúde, com ênfase em Psicologia Social e nos Processos de Criação em contextos de saúde. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: constituição do sujeito, processos de criação e potência de ação, oficinas estéticas, contextos de saúde, promoção e prevenção em saúde.

Kátia Maheirie, Universidade Federal de Santa Catarina

Kátia Maheirie é graduada em Psicologia pela UFSC, com mestrado e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e com estágio pós doutoral na UNICAMP. É Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP). É pesquisadora do CNPq, atuando no Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Relações Estéticas e Processos de Criação no PPGP, onde desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão voltados a estética e política em diferentes contextos sociais. Foi editora da Revista Psicologia & Sociedade de 2008 a 2011, o periódico científico da Associação Brasileira de Psicologia Social, da qual é membro. É editora geral do periódico Revista de Ciências Humanas desde 2013. É orientadora de alunos de mestrado e doutorado, de bolsistas de IC e bolsistas de extensão. Atua na área de Psicologia Social, com ênfase nos Processos de Criação, Estética, Política, Movimentos Sociais, Música e nos diálogos entre Psicologia Social e Arte. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: processos de criação, estética, música, movimentos de subjetivação e objetivação, oficinas estéticas, identidade coletiva e movimentos sociais.

References

BAKHTIN M. Discurso na vida e discurso na arte: sobre poética sociológica (1926). Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza. In: VOLOCHINOV, V. N. Freudismo. New York: Academic Press, 1976. p. 01-16.

BAKHTIN M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

GERALDI J. W. A diferença identifica. A desigualdade deforma. Percursos bakhtinianos de construção ética e estética. In: FREITAS, M. T.; JOBIM e SOUZA, S.; KRAMER, S. (Org.). Ciências humanas e pesquisa: leitura de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003. p. 39-56.

SARTRE, J.-P. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução de Paulo Perdigão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

SAWAIA, B. B. Introduzindo a afetividade na reflexão sobre estética, imaginação e constituição do sujeito. In: DA ROS, S. Z.; MAHEIRIE, K.; ZANELLA, A. V. Relações estéticas, atividade criadora e imaginação: sujeitos e (em) experiência. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2006. p. 85-94.

VÁZQUEZ, A. S. Convite à estética. Tradução de Gilson Baptista Soares. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia da Arte. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em Psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

ZANELLA, A. V. Sujeito e alteridade: reflexões a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Psicologia e Sociedade, [S.l.], v. 17, n. 2, p. 99-104, maio/ago. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v17n2/27049.pdf/>. Acesso em: 20 jul. 2013.

ZANELLA, A. V. “Pode ser flor se flor parece a quem o diga”: reflexões sobre Educação Estética e o processo de constituição do sujeito. In: DA ROS, S. Z.; MAHEIRIE, K.; ZANELLA, A. V. Relações estéticas, atividade criadora e imaginação: sujeitos e (em) experiência. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2006. p. 33-47.

Published

2016-04-26

How to Cite

PEREIRA, E. R.; MAHEIRIE, K. Apprentice circus and beholder: looks that dialogue between the incompleteness and the finishing. Fractal: Journal of Psychology, v. 28, n. 1, p. 134-138, 26 Apr. 2016.

Issue

Section

Articles