Technogeography: rearrangements in cognitive ecologies and politics

Authors

  • Cleci Maraschin Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carlos Baum Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernando Teles Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Renata Roos Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, Faculdade Novo Hamburgo

Keywords:

technogeography, enacton, gps-based game, cognitive ecology politics

Abstract

This is an intervention research intended to analyze a gps-based game named “A day at the Botanical Garden”, designed for children and teenagers at Porto Alegre’s Botanical Garden. By using the game as a research instrument, we meant to investigate the articulations of actions and perceptions it makes possible as players explore the hybrid garden-game space. Such empirical field is herein understood as a technogeographic space, locally arranged and able to offer patterns of consistency to the existence of objects and their relations, being simulteneaously real and fictional. We therefore consider the game as a designed experience that participates in the way perceptions and explorations emerge in a public space; as well as the cognitive ecologies and politics it might enable. By conducting a series of workshops with the game, we could track the rearrangements in players’ cognitive politics and rethink the concept of designed experienced applied to gps-based games.

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Author Biographies

Cleci Maraschin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Realizei minha formação acadêmica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Em 1982 finalizei o Curso de Graduação em Psicologia e, em 1992, o Curso de Licenciatura em Psicologia. O Mestrado e o Doutorado em Educação foram concluídos respectivamente em 1987 e em 1995. Em 1991 ingressei como professora no Departamento de Psicologia Social e Institucional da UFRGS e, em 1997, nos Programas de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional e em Informática na Educação, nos quais sou docente e orientadora. Fui editora da Revista Psicologia e Sociedade da Associação Brasileira de Psicologia Social de 2002 até 2007. Exerci o cargo de Diretora do Instituto de Psicologia da UFRGS de 2006 até 2010. No ano de 2011 realizei um Pos-doutoramento na Universidade de Wisconsin-Madison/EUA. Desde meu mestrado, venho desenvolvendo estudos e pesquisas tomando como temática central os efeitos nas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas áreas da educação e da saúde na perspectiva da Psicologia Social.

Carlos Baum, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009) e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é bolsista capes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. , atuando principalmente nos seguintes temas: vídeo games, jogos eletrônicos, cognição inventiva e aprendizagem. Aprovado para o doutorado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012)

Fernando Teles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011-2015). Realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Wisconsin-Madison, EUA durante o ano de 2013. Possui mestrado e graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (2011). No ano de 2008 cursou um período letivo na New Mexico State University, EUA, como aluno de intercâmbio acadêmico. Atualmente dedica-se ao estudo dos jogos digitais na educação e desenvolve jogos de computador como instrumentos didáticos e de pesquisa. Tem experiência de pesquisa interdisciplinar em Inteligência Artificial, Inteligência Coletiva, Simulação de Sociedades Artificiais, Jogos Computacionais e Teoria Ator-Rede. Durante a graduação foi bolsista de Iniciação Científica de dois projetos de pesquisa ambos financiados pelo CNPq.

Renata Roos, Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, Faculdade Novo Hamburgo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), Mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e, atualmente, é Doutoranda em Psicologia Social e Institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atuou como docente e coordenadora de curso da Faculdade - SETREM nos anos entre 2006 e 2009. Entre 2010 e 2012, esteve na coordenação da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade - IENH. Desde 2010, é docente e coordenadora do curso de Psicologia da IENH. Instituição onde também trabalha como Psicóloga Educacional desde 2010. Estuda temas relacionados à Educação, Subjetividade e Psicologia Social.

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Published

2016-11-06

How to Cite

MARASCHIN, C.; BAUM, C.; TELES, F.; ROOS, R. Technogeography: rearrangements in cognitive ecologies and politics. Fractal: Journal of Psychology, v. 28, n. 2, p. 213-220, 6 Nov. 2016.

Issue

Section

Dossiê Territórios e Paisagens de subjetivação

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