National Program for Inclusion of Young People: possibilities and contributions from the perspective of the participating adolescents

Authors

  • Caroline Cristina de Arruda Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN
  • Ilana Lemos de Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i1/1460

Keywords:

Projovem Adolescente, youth, public policies

Abstract

This study aims to discuss the socio-educational process of the National Program for Inclusion of Young People, in the Projovem Adolescente (PJA) modality, using as clipping the perspective of the adolescents in the city of Natal / RN. Thus, we conducted three focus groups with participants adolescents. The results have treated about: the views of young people about adolescence and youth, participation in social and educational activities and the possibilities and PJA contributions in their life contexts. It was verified the importance of giving voice to young participants to provide a reflection on how youth policies have reached your audience, considering the issues and perspectives presented by young people as tools in the service of youth in building democratic and effective policies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Caroline Cristina de Arruda Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009), graduação em Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2005) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Atualmente é Coordenadora de Extensão do Campus Natal - Cidade Alta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem interesse principalmente nos seguintes temas: políticas sociais, políticas públicas; adolescentes e jovens; direitos humanos; e psicologia do trabalho e das organizações, com foco nos processos psicossociais relacionados ao trabalho.

Ilana Lemos de Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e doutorado pelo programa integrado de pós-graduação em Psicologia Social da UFRN/UFPB , com período de estágio na Universidad Autônoma de Madrid. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRN (CRDH/UFRN) e do Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência (OBIJUV/UFRN). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria social marxiana, políticas públicas, direitos humanos, infância e juventude em contextos de violência.

References

ABRAMO, H. W. O uso das noções de adolescência e juventude no contexto brasileiro. In: FREITAS, M. V. (Org.). Juventude e adolescência no Brasil: referências conceituais. São Paulo: Ação Educativa, 2005, p. 20-35. Disponível em: <http://library.fes.de/pdf-files/bueros/brasilien/05623.pdf >. Acesso em: 15 set. 2017.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>. Acesso em: 22 fev. 2015.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Adolescências, juventudes e socioeducativo: concepções e fundamentos. Brasília: MDS, 2009.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. 2013. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm>. Acesso em: 23 fev. 2015.

CARRANO, R. C. P. Políticas públicas de juventude: desafios da prática. In: PAPA, F. C.; FREITAS, M. V. (Org.). Juventude em pauta: políticas públicas no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2011, v. 1, p. 237-250.

CARVALHO, F. X; NOMA, A. K. Políticas públicas para a juventude na perspectiva neoliberal: a centralidade da educação. Roteiro (Joaçaba), v. 36, n. 1, p. 167-186, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/article/view/650/pdf_122>. Acesso em: 15 jul. 2017.

CHARMAZ, K. A Construção da Teoria Fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

COMISIÓN ECONÓMICA PARA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE; ORGANIZACIÓN IBEROAMERICANA DE JUVENTUD. La juventud en iberoamérica: tendencias y urgencias. Santiago: CEPAL / OIJ, 2004.

COHN, A. O modelo de proteção social no Brasil: qual o espaço da juventude? In: NOVAES, R.; VANNUCHI, P. (Org.). Juventude e sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004. p. 130-159.

DAYRELL, J. O jovem como sujeito social. In: FÁVERO, O. et al. (Org.). Juventude e contemporaneidade. Brasília: UNESCO, MEC, ANPEd, 2007. p. 155-179. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782003000300004

FREITAS, M. V. de. (Org.). Juventude e adolescência no Brasil: referências conceituais. São Paulo: Ação Educativa, 2005.

JACCOUD, L.; HADJAB, P. D. E.; ROCHET, J. A política de assistência social e a juventude: um diálogo sobre a vulnerabilidade social? In: CASTRO, J. A.; AQUINO, L. M. C.; ANDRADE, C. C. (Org.). Juventude e políticas sociais no Brasil. Brasília: IPEA, 2009. p. 167-191.

LOPES, R. E.; SILVA, C. R.; MALFITANO, A. P. S. Adolescência e juventude de grupos populares urbanos no Brasil e as políticas públicas: apontamentos históricos. HISTEDBR On-line, Campinas, v. 23, p.114-130, 2006. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/23/art08_23.pdf >. Acesso em: 13 ago. 2017.

MARIZ, C.; FERNANDES, S. R. A.; BATISTA, R. Os universitários da favela. In: ZALUAR, A.; ALVITO, M. (Org.). Um século de favela. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2003. p. 323-337.

NOVAES, R. R. Juventude e sociedade: jogos de espelhos. Sentimentos, percepções e demandas por direitos e políticas públicas. Revista Sociologia Especial: Ciência e Vida, v. 1, n. 2, p. 6-15, 2007. Disponível em: <http://antropologia.com.br/arti/colab/a38-rnovaes.pdf>. Acesso em: 12 out. 2017.

QUIROGA, C. O (não-) trabalho: identidade juvenil construída pelo avesso. Praia Vermelha: estudos de política e teoria social. Rio de Janeiro, v. 1, n. 7, p. 36- 52, jan./jun. 2002.

SPOSITO, M. P. Os jovens no Brasil: desigualdades multiplicadas e novas demandas políticas. São Paulo: Ação Educativa, 2003.

TAROZZI, M. O que é a grounded theory: metodologia de pesquisa e de teoria fundamentada nos dados. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

TRASSI, M. L.; MALVASSI, P. A. Violentamente pacíficos. São Paulo: Cortez, 2010.

TRINIDAD, A.; CARRERO, V.; SORIANO, R. Teoria Fundamentada “Grounded Theory”: la construcción de la teoria a través del análisis interpretacional. Madrid: Centro de investigacíones sociológicas, 2006.

YAMAMOTO, O. H.; OLIVEIRA, I. F. Política Social e Psicologia: uma trajetória de 25 anos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 26, n. especial, p. 9-24, 2010. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000500002

Published

2018-01-18

How to Cite

CAMPOS, C. C. DE A.; PAIVA, I. L. DE. National Program for Inclusion of Young People: possibilities and contributions from the perspective of the participating adolescents. Fractal: Journal of Psychology, v. 30, n. 1, p. 22-29, 18 Jan. 2018.

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)