Teaching narratives: sensitive dimension of the work of teachers and researchers

Authors

  • Maria Elizabeth Barros de Barros Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES
  • Janaina Madeira Brito Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES
  • Ozilene Pereira Clemente Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i1/1479

Keywords:

research practices, teaching, narrativity

Abstract

The article brings strands of experience in scientific research in psychology, where life in teaching, the everyday life and work in education are expressed in narratives produced by researcher and teacher. This is narratives experimentation, inspired by the thought of philosopher Walter Benjamin, as methodology of approach to the field of at work in education. The narrativity is a research-intervention mode which produces a field of affections between field researcher, resulting a contribution situated to the formation of research. Intercessors from the Clinic of French Activity and Institutional Psychology enter into dialogue on the work in school. This experience brings the sensitive perspective to the field of study about the teaching work from the effects on the training of young researchers.

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Author Biographies

Maria Elizabeth Barros de Barros, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Psicologia Escolar pela Universidade Gama Filho (1980), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e pós doutorado em saúde pública pela ENSP/Fiocruz (2001). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia, Educação e Saúde Coletiva com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, escola, análise institucional, saúde coletiva, saúde do trabalhador, subjetividade e micropolítica

Janaina Madeira Brito, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES-2003). Especialista em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Mestre em Psicologia Institucional (UFES-2010) e Doutora em Educação (UFES-2016) com pesquisa na Linha: História, Sociedade, Cultura e Políticas Educacionais. A área de concentração do estudo foi a Saúde Docente, e o tema desenvolvido foi "ferramentas metodológicas em política da narratividade para a produção de saúde". Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Subjetividade e Políticas (NEPESP) e do Programa de Formação e Investigação em Saúde e Trabalho (PFIST), ambos vinculados ao Departamento de Psicologia da UFES. No Grupo de Pesquisa, área de concentração: Educação, Saúde e Trabalho. Temas de pesquisa: Interface entre Psicologia, a Saúde e a Clínica; Interface entre Psicologia e processos educacionais; Subjetividades contemporâneas e produção de saúde/adoecimento; Metodologias clínico- interventivas; Política da Narratividade nas pesquisas em ciências humanas e sociais. Também possuo experiência técnica e de gestão no âmbito do Sistema Único de Saúde, nos campos da Política nacional de Saúde Mental e da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde; exercício Profissional em Psicologia Clínica em consultório particular e experiência com consultoria clínico-institucional em entidades públicas e privadas. Atividade de Docência em nível de graduação e pós-graduação de Psicologia, Psicologia Clínica e Psicopedagogia.

Ozilene Pereira Clemente, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013) e mestrado em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia clínica e escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Subjetividade, Desejo, Ética e Educação. 

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Published

2018-01-18

How to Cite

BARROS, M. E. B. DE; BRITO, J. M.; CLEMENTE, O. P. Teaching narratives: sensitive dimension of the work of teachers and researchers. Fractal: Journal of Psychology, v. 30, n. 1, p. 30-38, 18 Jan. 2018.

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