Quilombo Sopapo: ethnographic approach of “Living Culture” center

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i2/5621

Keywords:

cultural psychology, public politics, culture

Abstract

This article presents elements of an ethnographic research carried out at a Culture Point in the city of Porto Alegre / RS. In addition of the discussion of the term “culture” and its implications in the analysis of the field of Public Policy, articulations with theories from Psychology and other human sciences are listed to elaborate an implied approximation. It presents a field experience and reports of interlocutors, illustrating processes experienced in ethnography. The study focuses on the conjunctural analysis of the Culture Point, its institutional aspects and, especially, the crossings of these in the materialized work in the organization. The present ethnographic incursion points to the existence of a series of conceptions of popular culture and work developments in Public Policies of Culture. In addition, we observe as subjective factors in this between the cultural fruition and the role of activism as an identity element - matrix made possible by the “Living Culture” policy.

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Author Biographies

João Pedro Cé, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atualmente é Mestre em Psicologia Social pela POntifícia Universidade CAtólica do Rio Grande do Sul. Como artista, participa de diversos projetos musicais em Porto Alegre.

Yasmine Jalmusny, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Bacharel em Artes Visuais com ênfase em História, Teoria e Crítica pela UFRGS, Psicóloga pela PUC-RS e em Especialização Psicanalítica pela UFRRS.

Cristiano Hamann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Professor substituto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em História pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Membro dos Grupos de Pesquisa LECOPSU (Leituras do Contemporâneo & Processos de Subjetivação), NEPSID (Núcleo de Estudos e Intervenção Psicossocial à Diversidade) e NUPSEX (Núcleo de Pesquisa em Gênero e Sexualidade). Tem experiência em Psicologia Social, Psicologia do Trabalho, Psicologia Comunitária, Psicologia Escolar e Educacional, trabalhando em pesquisas nas interfaces Trabalho, Gênero e Sexualidade.

Adolfo Pizzinato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Psicólogo (2001) e Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUCRS (2003). Doutor em Psicologia pela Universitat Autònoma de Barcelona (Prêmio Extraordinário de Tese Universitat Autònoma de Barcelona 2007-2008). Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq (2). Foi Vice-Presidente do CRP-07 e Presidente da Comissão de Orientação e Ética (2012-2013). Editor Associado das Revista de Psicologia Política e Psicologia: Ciência e Profissão e Membro da Comissão Editorial das revistas Psicologia & Sociedade e Temas em Psicologia. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade da UFRGS, Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Coordenador da Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva, da mesma Universidade (2018). Coordena o NEPsiD - NÚCLEO DE ESTUDOS E INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL À DIVERSIDADE, cujos temas de interesse giram em torno da Psicologia Cultural, com ênfase em Relações Comunitárias e Processos Identificatórios, principalmente nos campos da infância/juventude, raça/etnicidade, gênero/sexualidade e inclusão social.

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Published

2019-07-30

How to Cite

CÉ, J. P.; JALMUSNY, Y.; HAMANN, C.; PIZZINATO, A. Quilombo Sopapo: ethnographic approach of “Living Culture” center. Fractal: Journal of Psychology, v. 31, n. 2, p. 102-110, 30 Jul. 2019.

Issue

Section

Articles