Contribuições da Psicologia para a relação professor-aluno

Autores

  • Alexandra Coelho Pena Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v33i2/5792

Palavras-chave:

psicologia, educação, relação professor-aluno

Resumo

As concepções de diferentes abordagens da psicologia – e de outros campos de saber – sobre como o ser humano conhece podem contribuir para a compreensão da relação que se estabelece entre adultos e crianças, adultos e adolescentes e adultos e adultos nos diversos segmentos educacionais, da creche à universidade. Trata-se de artigo de revisão de literatura que tem por objetivo explicitar os principais conceitos das teorias de Jean Piaget, Lev Vigotski, Wilhelm Reich e Martin Buber, buscando com isso elementos que ajudem na compreensão da complexa relação professor-aluno, que vai além da sala de aula, rompendo com uma concepção de ensino como transferência de conhecimento. Essa relação se constrói em um determinado tempo e espaço, marcados por valores, ideologias, normas e discursos. As contribuições da psicologia para a educação devem caminhar no sentido de ajudar a compreender as complexas interações que se estabelecem no interior das instituições educativas, contextualizando os fenômenos e abordando-os no âmbito das relações entre as pessoas, considerando a complexidade que envolve essa discussão.

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Biografia do Autor

Alexandra Coelho Pena, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduada em Psicologia pela USU, Especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio, Mestre pelo Instituto de Psicologia da UFRJ e Doutora em Educação pela PUC-Rio. Pós-doutorado no Departamento de Educação da PUC-Rio. Coordenadora do Grupo de Pesquisa INFOC (Infância, Formação e Cultura). Professora do Departamento de Educação da PUC-Rio. Coordenadora e Professora do Curso de Especialização em Educação Infantil: perspectivas de trabalho em creches e pré-escolas da PUC-Rio. Coordenadora e Professora do Curso de Extensão A Creche e o trabalho cotidiano com crianças de 0 a 3 anos da PUC-Rio. Experiência nas áreas de Educação Infantil, Formação de Professores, Histórias de Vida e Pesquisa.

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Publicado

2021-08-31 — Atualizado em 2021-11-12

Versões

Como Citar

PENA, A. C. Contribuições da Psicologia para a relação professor-aluno. Fractal: Revista de Psicologia, v. 33, n. 2, p. 91-99, 12 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos