O corpo das nuvens:o uso da ficção na Psicologia Social
Palabras clave:
poética, ficção, Psicologia Social, narrativas, cartografiaResumen
Quando falamos da construção de objetos em qualquer especialidade dita científica, costumamos descartar certos elementos de nossa experiência os quais são considerados demasiado incertos para fazerem parte da constituição do campo de pesquisa e/ou intervenção: sensações, afetos, experiências singulares, possibilidades nebulosas, tensões incoerentes, etc. No entanto, toda essa nuvem virtual de sutilezas é parte fundamental de nossa articulação mundana, dando concretude aos nossos encontros com o mundo. Como falar destes elementos em nossas pesquisas? O presente artigo pretende problematizar as possibilidades das políticas de hibridização entre as estratégias de produção de conhecimento das ciências e das artes.
Descargas
Citas
ALMEIDA, L. P. O espaço político aberto pela leitura literária. Psicologia & Sociedade, [S.l.], v. 25, n. 1, p. 58-67, 2013.
ARTAUD, A. El teatro y su doble. Barcelona: Edhasa, 1978.
ASSIS, M. de. O Alienista. In: Machado de Assis: contos definitivos. Porto Alegre: Novo Século, 1998.
BAPTISTA, L. A. S. A Cidade dos Sábios: reflexões sobre a dinâmica social nas grandes cidades. São Paulo: Summus, 1999.
BAPTISTA, L. A. S. O veludo, o vidro e o plástico: diversidade e desigualdade na metrópole. 2. ed. Niterói: EDUFF, 2012.
BARRETO, L. Diário de hospício e cemitério dos vivos. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
BARROS, M. de. O Livro das ignorãça. Rio de Janeiro, Record, 2010.
BENJAMIN, W. Paris, capital do século XIX. In: ______. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1993. Coleção Obras Escolhidas de Walter Benjamin, v. 3, p. 31-43.
BERGSON H. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BOLAÑO, R. Literatura + enfermedad = enfermedad. In: ______. El Gaucho insufrible. Barcelona: Anagrama, 2003.
BOLAÑO, R. La literatura nazi en América. Barcelona: Anagrama, 2010.
CALVINO, I. As cidades invisíveis. São Paulo: Cia. das Letras, 1990.
COSTA, L. A. Brutas cidades sutis: o espaço tempo da diferença na contemporaneidade. Dissertação (Mestrado)__Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/13404>. Acesso em: 03 nov. 2013.
COSTA, L. A. Desnaturando desmundos: a imagem e a tecnologia para além do exílio no humano. 2012. Tese (Doutorado)__Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/55684>. Acesso em: 03 dez. 2013.
DELEUZE, G. Lógica do Sentido. São Paulo: Perspectiva, 1975.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? São Paulo: Ed. 34, 1992.
DESCARTES, R. As meditações. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
DOSTOIÉVSKI, F. Memórias do subsolo. São Paulo: Ed. 34, 2000.
ESPINOSA, B. de. Obras selecionadas. São Paulo: Abril cultural, 1973. Coleção Os Pensadores.
FONSECA, T. G.; KIRST, P. G. (Org.). Cartografias e devires: a construção do presente. Porto Alegre: Universidade, 2003.
FONSECA, T. G.; ZUCOLOTTO, M. P. da R.; HARTMANN, S. Entre a escrita e a expressão: vias para a construção do conhecimento. Revista Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 1, jan./mar. 2012.
FOUCAULT, M. O que é a Crítica. [Crítica e Aufklärung]. Bulletin de la Société française de philosophie, v. 82, n. 2, p. 35-63, avr./juin. 1990. Tradução de Gabriela Lafetá Borges e revisão de Wanderson Flor do Nascimento. Disponível em: <http://arquivo.rosana.unesp.br/docentes/luciana/Filosofia%20e%20%C3%89tica/KANT%20X%20FOUCAULT.pdf>. Acesso em: Abril de 2010.
FOUCAULT, M. O pensamento do exterior. In: MOTTA, M. B. da. Estética: literatura e pintura, música e cinema Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001a. Coleção Ditos & escritos, v. 3, p. 219-242.
FOUCAULT, M. Outros espaços. In: MOTTA, M. B. da. Estética: literatura e pintura, música e cinema Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001b. Coleção Ditos & escritos, v. 3, p. 411-422.
KAFKA, F. O Processo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
KAFKA, F. O Castelo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
LAGES, R. Cidade e confinamento do presente. Tese (Doutorado)‑Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.
LATOUR, B. A esperança de Pandora. Bauru: EDUSC, 2001.
MASSRUHÁ, S. M. F. S.; Sandri, S. A.; Wainer, J. Teoria das Coberturas Nebulosas: uma abordagem abdutiva difusa para solução de problemas de diagnóstico. In: WORCAP - WORKSHOP DOS CURSOS DE COMPUTAÇÃO APLICADA DO INPE, 2., 2002, São José dos Campos, SP. Anais... São José dos Campos: INPE, 2002. Disponível em: <http://mtc-m18.sid.inpe.br/col/lac.inpe.br/lucio/2002/11.11.15.10/doc/tcnfinalSilvia.PDF>. Acesso em: 14 out. 2011.
MIZOGUCHI, D. H. Segmentaricidades: passagens do Leme ao Pontal. São Paulo: Plêiade, 2009.
NEWTON, I. Principia: princípios matemáticos de filosofia natural. São Paulo: Edusp, 2008. v. I e II.
OLIVEIRA, J. A. de. Conhecimento e ficção. Kalíope, São Paulo, ano 5, n. 1, p. 59-68, jan./jun. 2009.
PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. da. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
PLATÃO. Teetetes. In: ______. Platón, obras completas. Madrid: Patrício de Azcarate, 1871. t. 3, p. 347-554.
ROMA. Direção: Federico Fellini. Roma: Ultra Film, 1972. 1 DVD.
SAER, J. J. La narración-objeto. Buenos Aires: Seix Barral, 1999.
SAER, J. J. El Concepto de ficción. In: ______. El concepto de ficción. Buenos Aires: Grupo Editorial Planeta, 1997. p. 9-16.
SILVA, A. P. R. de F. Metamorfoses do conceito de abdução em Peirce: o exemplo de Kepler. Dissertação (Mestrado em História e Filosofia das Ciências defendida na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2006/2007.
SILVA, E. R. da. O Jardim das Ilusões. Blumenau, SC: Cultura em Movimento, 2007.
SIMONDON, G. A gênese do indivíduo. In: PELBART, P.; COSTA, R. da. (Org.). Cadernos de Subjetividade: o reencantamento do concreto. São Paulo: HUCITEC EDUC, 2003. p. 97-117.
SIMONDON, G. La individuación: a la luz de las nociones de forma y de información. Buenos Aires: La Cebra y Cactus, 2009.
TARDE, G. Monadologia e Sociologia. São Paulo: Cosacnaify, 2007.
TIRADO, F. J. S.; Sepúlveda, J. C. Oncoguías-ontoguías: protocolos, panoramas y prehensión en el tratamiento del cáncer. Athenea Digital, [S.l.], v. 11, n. 1, p. 129-153, 2011. Disponible en: <http://atheneadigital.net/article/view/830/562>. Acesso em: 11 nov. 2013.
VALERY, P.. Introdução ao método de Leonardo da Vinci. Lisboa: Arcádia, 1979.
VALERY, P. Poesia e pensamento abstrato. In: ______. Variedades. São Paulo: Iluminuras, 2007. p. 201-218.
ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosacnaif, 2007.
WHITEHEAD, A. N. Proceso y realidad. Buenos Aires: Losada, 1956.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.