Transformações do capitalismo e formação do indivíduo: contribuições da Escola de Frankfurt na análise das eleições presidenciais nos EUA e Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i2/5619Palabras clave:
capitalismo liberal, capitalismo monopolista, ideologia, formação do indivíduo, Escola de FrankfurtResumen
O artigo teve como referencial teórico as contribuições dos autores da primeira geração da Escola de Frankfurt. Ele visa apresentar, em termos gerais, as alterações que ocorreram no capitalismo nos séculos XIX e XX e os impactos delas na formação do indivíduo – ainda percebidos na contemporaneidade. Para tanto, são apresentadas características do capitalismo liberal e monopolista, assim como da ideologia produzida por tais configurações desse sistema produtivo. A partir disso, é destacado como tais elementos incidem na formação do indivíduo e como há alterações em sua função social: da oposição para a adesão. Para tanto, são analisados alguns fenômenos psicossociais ocorridos nas últimas eleições presidenciais nos EUA e no Brasil. Se algumas proposições da primeira geração da Escola de Frankfurt se tornam anacrônicas, quanto aos meios, as contribuições a respeito da manipulação da massa se tornam extremamente atuais. A redução de indivíduos a algoritmos, passíveis de manipulação, demonstra a falência do modelo de individualidade burguês. Longe de ser uma referência nostálgica ao modelo liberal de indivíduo, o artigo visa demonstrar as contradições da formação do indivíduo na contemporaneidade.Descargas
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