Ação-formação: uma leitura das contribuições da Ergonomia da Atividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i2/5872

Palavras-chave:

Ergonomia e formação, psicologia e ergonomia, pesquisa-ação-formação, análise do trabalho

Resumo

Este artigo objetiva refletir acerca das interações entre formação e ação ergonômica, especificamente, na perspectiva da Ergonomia da Atividade. Seu ponto de partida é a trajetória histórica dessa interface, sinalizando dilemas e alternativas pautadas nas relações entre análise do trabalho e ações formativas. Seus desdobramentos são explorados a partir do “paradigma da formação de atores na e pela análise do trabalho, para e pela ação”, ancorado na interdependência entre formação e transformação das condições de trabalho. Conclui-se que este paradigma abre novas vias de análise sobre a sustentabilidade da ação ergonômica e sobre a luta pela saúde.

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Biografia do Autor

Mary Yale Rodrigues Neves, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Professora Associado IV do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado em Psicologia do Trabalho na Universidade do Porto - UP (bolsa CAPES - 2014) e em Saúde Coletiva na Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP / FIOCRUZ (2008). Doutorou-se em Ciências da Saúde (Saúde Mental e Organização do Trabalho) na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (bolsa CAPES - 1999), tendo cursado a graduação em Psicologia (1984) e o mestrado em Serviço Social - Política Social (bolsa CNPQ - 1990) na Universidade Federal da Paraíba. Foi coordenadora do Grupo de Pesquisas Subjetividade e Trabalho - GPST / CNPQ e do Grupo de Pesquisa Modos de Gestão da Vida e do Trabalho / CNPQ. Atua principalmente nos seguintes temas: trabalho, gestão, formação, gênero, subjetividade e saúde.

Denise Alvarez, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Pós-doutorado em Psicologia do Trabalho na Universidade do Porto (2017-2018), sob a supervisão da Profa Marta Santos. Pós-doutorado em Ergologia na Aix- Marseille Université (2009/2010), sob a supervisão do Prof. Yves Schwartz. Pós-doutorado no Conservatoire des Arts et Métiers (CNAM) Equipe Clinique de l'activité (2009-2010), sob a supervisão do Prof. Yves Clot. Pós-doutorado em Saúde Coletiva (2009) na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) sob a supervisão da Profa Jussara Brito. Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) sob a orientação do Prof. Mario Cesar Vidal e co-orientação do Prof. Yves Schwartz. Mestre em Design e Engenharia Têxtil pela Universitat Politécnica de Catalunya (1992) sob a orientação do Prof. Josep Mumbrú. Professora associada IV da Universidade Federal Fluminense na Escola de Engenharia (Graduação) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. É pesquisadora do Grupo de pesquisa Gestão, Trabalho e Atividade (GESTA) da UFF. Faz parte do comitê cientifico da revista eletrônica Laboreal e é referee dos periódicos Gestão e Produção (UFSCar), Cadernos de Saúde Pública (Fiocruz), Sistemas & Gestão (UFF), RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação e Informação em Saúde (Fiocruz) e RBSO (Fundacentro). Atua em Engenharia de Produção, com ênfase na análise do trabalho e suas repercussões sobre a saúde, nas áreas de Ergonomia e Segurança no Trabalho. Prioriza nas pesquisas os seguintes temas: metodologias de análise do trabalho, saúde e segurança no setor de serviços e em sistemas sociotécnicos complexos.

Ana Cláudia Barbosa da Silva Roosli, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, PR

Graduada em Psicologia (2002) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre (2006) e Doutora (2012) em Psicologia Social pela mesma Universidade. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na graduação é supervisora de estágio em organizações públicas e privadas. Na pós-graduação é tutora do núcleo de Psicologia na Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF), no Departamento de Saúde Coletiva. Participa do Grupo de Trabalho de ?Modos de vida e trabalho? na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: clínicas do trabalho, competências profissionais, relação de serviço e estratégia de Saúde da Família.

Thiago Drumond Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Leciona na Universidade Federal do Espírito Santo onde atua como Professor Adjunto IV no Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento, na área de Psicologia do Trabalho e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), mestrado em Psicologia (na área de Estudos da Subjetividade) pela Universidade Federal Fluminense (2002), doutorado em Psicologia Social (na área de Psicologia de Trabalho e Organizacional) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Pós-Doutorado no Instituto de Ergologia da Aix-Marseille Université, Aix-en-Provance, França. Possui experiência na área de Psicologia do Trabalho, mais especificamente em torno da investigação das relações entre Trabalho, Subjetividade e Saúde e na área de Formação Profissional. No campo da Saúde Pública, sua possui experiência no campo do planejamento, coordenação e avaliação de políticas públicas.

Letícia Pessoa Masson, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Realizou pós-doutoramento em Psicologia no Atelier de Psicologia do Trabalho da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/ Portugal (2018). É doutora em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ (2012) e mestre em Saúde Pública pela ENSP/ FIOCRUZ (2007). Atua na área de pesquisa e ensino em Saúde do Trabalhador, no Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH/ENSP/ FIOCRUZ), é membro do Grupo de Trabalho "Modos de vida e Trabalho" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e integra o Grupo de Pesquisa PISTAS (Pesquisa e intervenção em atividade de trabalho, saúde e relações de gênero). Atua especialmente com os seguintes temas: saúde, trabalho e subjetividade; formação e trabalho; e saúde mental e trabalho.

Vicente Aguilar Nepomuceno de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Engenharia de Produção pela UNiversidade Federal Fluminense (2016). Desde 2014 é professor no departamento de Engenharia de Produção da UNIRIO. Tem atuado no intercâmbio entre a engenharia e as demandas dos movimentos sociais, com ênfase nos seguintes temas: Ergonomia, Formação, Autogestão, Economia Solidária e Tecnologia Social.

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Publicado

2018-07-19

Como Citar

NEVES, M. Y. R.; ALVAREZ, D.; ROOSLI, A. C. B. DA S.; MORAES, T. D.; MASSON, L. P.; DE OLIVEIRA, V. A. N. Ação-formação: uma leitura das contribuições da Ergonomia da Atividade. Fractal: Revista de Psicologia, v. 30, n. 2, p. 112-120, 19 jul. 2018.

Edição

Seção

Dossiê Psicologia, modos de vida e trabalho: mobilizando um patrimônio de conceitos e autores