O brincar como experiência criativa na psicanálise com crianças
DOI:
https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32i3/5754Parole chiave:
brincar, experiência criativa, fenômeno transicional, psicanálise com crianças.Abstract
O tema investigado é o brincar como experiência criativa na psicanálise com crianças, partindo das contribuições freudianas e aprofundando os conceitos winnicottianos, sobretudo em relação ao brincar: uma noção que vai além do modo de expressão característico das crianças, relacionado à continuidade do ser. O objetivo é refletir essa temática, considerando o brincar como fenômeno transicional e experiência criativa própria à expansão do self. Duas vinhetas clínicas são trazidas, a fim de ilustrar as construções teóricas da psicanálise com crianças, do brincar, do jogo do rabisco e da melodia como fenômeno transicional. A título de conclusão, recorremos a uma série televisiva canadense, Anne with an “E”, para refletir sobre a vida de uma adolescente que foi adotada por uma família que conseguiu ser um ambiente suficientemente bom. Assim como nas sessões analíticas, entendemos que é preciso haver uma disponibilidade para brincar, bem como um encontro frutífero entre as pessoas para que elas possam concretizar seu potencial criativo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AVELLAR, L. Z. Jogando na análise de crianças: intervir-interpretar na abordagem winnicottiana. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.
COSTA, T. Psicanálise com crianças. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
FRANCO, S. G. O brincar e a experiência analítica. Ágora - Universidade Federal do Espírito Santo, v.6, n. 1, p. 45-59, jan./jun. 2003.
FREUD, S. Escritores criativos e devaneios. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., vol.9, pp.132-143). Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Trabalho original publicado em 1907).
FREUD, S. Análise de uma fobia em um menino de cinco anos. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., vol.10, pp.12-133). Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Trabalho original publicado em 1909).
FREUD, S. Formulações sobre os dois princípios do funcionamento mental. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., vol.12, pp.233-244). Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Trabalho original publicado em 1911).
FREUD, S. A dinâmica da transferência. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., vol.12, pp.109-119). Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Trabalho original publicado em 1912).
FREUD, S. História de uma neurose infantil. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., vol.17, pp.15-129). Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Trabalho original publicado em 1918).
FREUD, S. Além do Princípio do Prazer. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., vol.18, pp.12-75). Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Trabalho original publicado em 1920).
HISADA, S. Clínica do setting em Winnicott. Rio de Janeiro: Editora Revinter, 2002.
LINS, M. I. A.; LUZ, R. D. W. Winnicott: experiência clínica e experiência estética. Rio de Janeiro: Editora Revinter, 1998.
MACIEL, M. R. Psicanálise e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2016.
MELLO FILHO, J. O ser e o viver: uma visão da obra de Winnicott. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
PEDROZA, R. L. S. Aprendizagem e subjetividade: uma construção a partir do brincar. Revista do Departamento de Psicologia - UFF, Niterói, v.17, n.2, p. 61-76, jul./dez. 2005.
SEKKEL, M. C. O brincar e a invenção do mundo em Walter Benjamin e Donald Winnicott. Psicologia USP, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 86-95, jan./abr. 2016.
WINNICOTT, D. W. Observação de bebês em uma situação estabelecida. In ______. Textos Selecionados - da Pediatria à Psicanálise. Trad. Jane Russo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1941, p.139-164.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1975.
WINNICOTT, D. W. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983. (Trabalho original publicado em 1979).
WINNICOTT, D. W. Privação e delinquência (5ª ed.). São Paulo: Editora WMF Martins, 2012.
##submission.downloads##
Pubblicato
Versioni
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.