Questa è una versione superata pubblicata il 2021-08-31. Visita la versione più recente.

Arte, ciência e professorxs nO coração da loucura

Autori

  • Ivan Rubens Dário Jr Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v33i2/5761

Parole chiave:

arte, educação, encontro, experiência, loucura

Abstract

O presente Relato de Experiência Profissional pretende investigar um encontro formativo integrando professores/as de Artes com professores/as de Ciências na rede municipal de São José dos Campos/SP. Foi utilizado o longa-metragem “Nise – o coração da loucura” como sustentação para debater e refletir sobre as práticas realizadas nas escolas e salas de aula. O objetivo foi registrar a experiência desse encontro de professores/as, apresentando algumas falas que denotam deslocamentos na maneira como professoras e professores enxergam a relação professor-estudante e as diversas possibilidades pedagógicas de intervenção. O pensamento de Jorge Larrosa, Romualdo Dias, Gilles Deleuze e Nise da Silveira funciona como lente para nossa observação. Música e cinema como território comum para o movimento de pensamento do grupo e abertura de possíveis. Entre pincéis e picadores de gelo, a tentativa de um texto-fluxo permite perceber pontos de contatos entre hospital e escola; a vida entre forças de interdição e forças de expansão; estar em horário de trabalho coletivo na perspectiva do encontro e da experiência.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Ivan Rubens Dário Jr, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, Brasil

Doutorando em Educação. Linha 'Educação: Políticas, Gestão e o Sujeito Contemporâneo' do PPGE-IB-UNESP/RC e mestre pelo mesmo programa. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) (licenciatura e bacharelado). Tem atuação no serviço público com ênfase no trabalho com políticas de participação popular em governos municipais, sociedade civil e comunidades. Possui experiência em formação (e coordenação) de grupos de trabalho com ênfase nos processos de educação popular e processos de subjetivação. É articulista de jornais com circulação local e regional. É pesquisador vinculado ao Laboratório de Estudos em Políticas Públicas.

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-08-31

Versioni

Come citare

DÁRIO JR, I. R. Arte, ciência e professorxs nO coração da loucura. Fractal: Revista de Psicologia, v. 33, n. 2, p. 84-90, 31 ago. 2021.

Fascicolo

Sezione

Artigos