Fatores motivacionais como elementos influenciadores da dinâmica educacional
Palavras-chave:
Motivação, Identificação, TransiçãoResumo
A motivação é um fenômeno multicausal amplamente estudado em todas as áreas do conhecimento, pois se relaciona objetivamente com a ação humana sobre o meio. Um profissional, um cientista, um estudante motivado, é mensurado sob categorias que fazem juízo de valor positivo. A probabilidade de um indivíduo motivado alcançar suas metas é bem maior que a do indivíduo indiferente. Este estudo de caso, elaborado a partir de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida através do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), mobilizou análise bibliográfica, observação participante e a pesquisa-ação para compreender os sentidos atribuídos individual e coletivamente à Escola/Educação no momento em que o aluno está concluindo o 9° ano do Ensino Fundamental, buscando identificar a relação dos fatores motivacionais e sua interface com as subjetividades das experiências, desafios e impasses experimentados nesse período. Além de dissertar sobre a conexão de elementos contributivos, aponta para o papel do professor nesse processo.
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