Fatores motivacionais como elementos influenciadores da dinâmica educacional

Autores

Palavras-chave:

Motivação, Identificação, Transição

Resumo

A motivação é um fenômeno multicausal amplamente estudado em todas as áreas do conhecimento, pois se relaciona objetivamente com a ação humana sobre o meio. Um profissional, um cientista, um estudante motivado, é mensurado sob categorias que fazem juízo de valor positivo. A probabilidade de um indivíduo motivado alcançar suas metas é bem maior que a do indivíduo indiferente. Este estudo de caso, elaborado a partir de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida através do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), mobilizou análise bibliográfica, observação participante e a pesquisa-ação para compreender os sentidos atribuídos individual e coletivamente à Escola/Educação no momento em que o aluno está concluindo  o 9° ano do Ensino Fundamental, buscando identificar a relação dos fatores motivacionais e sua interface com as subjetividades das experiências, desafios e impasses experimentados nesse período. Além de dissertar sobre a conexão de elementos contributivos, aponta para o papel do professor nesse processo.

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Biografia do Autor

Cláudio Adão Moraes Andrade, Prefeitura do município de São João da Barra

Coordenador do Plano Municipal de Educação do município de São João da Barra. Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), Cabo Frio, Brasil. Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes, Brasil. Pós Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia e Psicopedagoga Clínica e Institucional pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2021-06-08

Como Citar

Andrade, C. A. M. (2021). Fatores motivacionais como elementos influenciadores da dinâmica educacional. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 7(1), 41-61. Recuperado de https://periodicos.uff.br/mundolivre/article/view/48446

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