ESTUDO GERACIONAL APLICADO AO GRUPO DE ORIENTADORES EDUCACIONAIS DE SÃO JOÃO DA BARRA COMO ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE EDUCACIONAL
Keywords:
teoria geracional, gestão de conflito, jigsaw.Abstract
Este artigo apresenta a síntese de uma pesquisa bibliográfica e aplicação de oficina formativa voltada à teoria das gerações. O objetivo, alcançado parcialmente de forma satisfatória, junto a 25 Orientadores Educacionais, foi aumentar o cabedal de recursos analíticos do profissional que precisa compreender as diferenças na criação de sentidos que incidem sobre as ações e reações do alunado. E dessa forma, ser mais um repertório estratégico na gestão de conflitos e compreensão das diferenças no contexto das relações pautadas na pluralidade. A aplicação da oficina foi inspirada no método cooperativo de aprendizagem Jigsaw, estando dentro dos pressupostos da metodologia ativa.Downloads
References
ANDRADE, C.A.M.. Mercantilização da educação básica e sua relação com o PNE. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar Discente, v. 5, n. 1, 2019, p. 63 - 78. Disponível em: http://periodicos. uff.br/mundolivre/article/view/39977. Acesso em: 07 jan. 2020.
ANDRADE, S. I.; MENDES, P.; CORREA, D.A.; ZAINE, M. F.; OLIVEIRA, A. T. (2012). Conflito de gerações no ambiente de trabalho: um estudo em empresa pública. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 9, 2012, Resende, RJ, Brasil Anais.... Resende, SEGeT, 2012. p. 1-12. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/10416476.pdf. Acesso em: 16 dez. 2019.
BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista. Rio de Janeiro: Zahar, 1980. BOURDIEU, P. Sobre o poder simbólico. In: BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Editora Edições 70, 2011.
COCHITO, M. Cooperação e aprendizagem: educação intercultural. Lisboa: Acime, 2004.
DANTAS, V. A guerrilha tecnológica: a verdadeira história da política nacional de informática. Rio de Janeiro: LTC-Livros Técnicos e Científicos Ed., 1988. Disponível em: http://www.scielo.br/ sielo.php?script=sci_nlinks&ref=000118&pid=S0104-5970200300020000800003&lng=en. Acesso em: 20 nov. 2019.
DURKHEIM, E. Regras do método sociológico. São Paulo: Martins fontes, 1995.
ESTRADA, A. A. Os fundamentos da teoria da complexidade em Edgar Morin. Akrópolis Umuarama, v. 17, n. 2, p. 85-90, abr./jun,. 2009. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:uy-B_XLcNcJ:www.revistas.uniparbr/index. php/akropolis/article/download/2812/ 2092+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br .Acesso em: 13 dez. 2019. GIACAGLIA, L. R. A.; PENTEADO, W. M. A. Orientação educacional na prática: princípios, técnicas, instrumentos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. GRABOWSKI, G. Gestão e planejamento da educação profissional e tecnológica. Curitiba, 2014. (Col. Coleção Formação Pedagógica, volume 6). Disponível em: http://curitiba.ifpr.edu.br/wp-ontent/uploads/2016/05/Gest%C3%A3o-e-planejamento-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional-e-tecnol%C3%B3gica.pdf. Acesso em: 17 dez. 2019. GUIZZO, É. Internet: o que é, o que oferece, como conectar-se. Editora Ática, 1999. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:MItP1E JDDBMJ:www.joinville.udesc. br/portal/professores/claudinei/materiais/TOCI_07_slide_02_Introducao.pdf+&cd=7&hl=pt-BR&ct= clnk&gl=br. Acesso em: 20 jan. 2020.
JACQUES, T. C.; PEREIRA, G. B.; FERNANDES, A. L.; OLIVEIRA, D. A. Geração Z: peculiaridades geracionais na cidade de Itabira-MG. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 9, n. 3, 2015, p. 67 – 85. Disponível em: http://periodicos.uff.br/pca/article/view/11226. Acesso em: 17 dez. 2019.
JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T.; SMITH, K. A. A aprendizagem cooperativa retorna às faculdades: qual é a evidência de que funciona? In Change, v. 30, n. 4, p. 26, jul./ago. 1998.
JOHNSON, D.W.J; JOHNSON, R.; HOLUBEC ,T.E.J. Aprendizagem cooperativa em aula. Buenos Aires: Edições Paidós Ibérica SA, 1999. Disponível em: https://www.ucm.es/data/cont/docs/1626-2019-03-15-JOHNSON%20El%20aprendizaje%20coopera tivo%20en%20el%20aula.pdf. Acesso em: 18 dez. 2019.
MATTOS, S. O resgate da memória e a construção da história da televisão no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2007. (Sala de Aulas séries, n. 4.) Disponível em: http://books.scielo.org/id/387/pdf/mattos-9788523208943-04.pdf : 5 jan. 2020.
MANNHEIM, K. O problema sociológico das gerações. Tradução Cláudio Marcondes. In: M. M. Foracchi (Org.). Karl Mannheim: Sociologia, São Paulo: Ática, 1982, p. 67-95.
MOREIRA, S. V. O rádio no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Fundo Editora, 1991.
NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Impactos psicológicos do uso de celulares: uma pesquisa exploratória com jovens brasileiros. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 20, n. 2, maio/ago., 2004, p. 165 - 174. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ptp/v20n2/a09v20n2.pdf. Acesso em: 06 jan. 2020.
NOVAES S. Perfil geracional: um estudo sobre as características das gerações dos Veteranos, Baby Boomers, X, Y, Z e Alfa. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS, 7, 2018, Água Branca, São Paulo. Anais... São Paulo: SINGEP, 2018. p. 1-10. Disponível em: https://singep.org.br/7singep/resultado/428.pdf. Acesso em: 5 dez. 2019.
PATELA, Nelma. O perfil geracional do alunos de hoje - repto à emergência de novas teorias educativas. E-Revista de Estudos Interculturais do CEI – ISCAP , n. 4, maio, 2016. Disponível em: https://www.iscap.pt/cei/e-rei/n4/artigos/Nelma-Patela_O-Perfil-Geracional-dos-Alunos-de-Hoje.pdf. Acesso em: 28 dez. 2019.
SANTOS NETO E.; FRANCO E. S. F. Os professores e os desafios pedagógicos diante das novas gerações: considerações sobre o presente e o futuro. Revista de Educação do Cogeime, v. 19, n. 36, jan./jun., 2010. Disponível em: http://www.cogeime.org.br/wp-content/uploads/2011/11/36Artigo01.pdf . Acesso em: 15 dez. 2019.
TEODORO, D. L.; QUEIROZ, S. L. Panorama das pesquisas sobre aprendizagem cooperativa no ensino de ciências. Investigação em Ensino de Ciências, v. 24, n. 3, 2019, p. 1-30. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0803-1.pdf. Acesso em: 13 dez. 2019.
VASCONCELLOS, M. J. E. Pensamento sistêmico: novo paradigma da ciência. Campinas: Papirus, 2002. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-614820030 00100013. Acesso em: 16 dez. 2019.
VIANA, M. A.; SARSUR, A. M.; GOULART, I.; SANT’ANNA, A. S. Grupos geracionais e comprometimento: discussões e descobertas em uma Universidade Pública Federal. ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO, 4, 2013. Brasília. Anais.... GPR.
ANPAD, 2013. p. 1-16. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EnGPR22.pdf. Acesso em: 9 jan. 2020.
VIEIRA. A. P. Direito autoral na sociedade digital. . 2 ed. São Paulo: Monte Cristo Editora, 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=5SllDwAAQBAJ&pg=PT83&l pg=PT83&dq=%E2%80%9Cnasce+uma+nova+forma+de+comunica%C3%A7%C3%A3o+que+ligar%C3%A1+por+computador+milh%C3%B5es+de+pessoas+em+escala+planet%C3%A1ria&source=bl&ots=_oRfFcUOg&sig=ACfU3U0xmnCRcPEeLNa0Sc90RqQ2K97EdQ&hl=pt-BR&sa=X&ve d=2ahUKEwj7jJipxrDiAhVNH7kGHaBlDfEQ6AEwBXoECAgQAQ#v=onepage&q=escala%20pla net%C3%A1ria&f=false. Acesso em: 21 nov. 2019.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.