Concerto e jazz para o ceticismo em sala de aula
DOI :
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67134Résumé
Se é claro que o ceticismo, em âmbito moderno, é veiculado, enquanto escrita, pelo gesto do ensaio, por outro lado, não é evidente o modo como se o vivencia em uma sala de aula. Neste ensaio são apresentadas duas alternativas a atitude professoral na comunicação em ambiente acadêmico. A analogia é com o uso da partitura, como em um concerto, no qual o cético lê um texto preparado, e a lida com um tema aberto, como na improvisação jazzística.
Palavras-Chave: Ceticismo, Ensaio, Concerto, Jazz
If it is clear that skepticism, in the modern scope, is conveyed in writing through the gesture of the essay, on the other hand, it is not evident how one experiences it in a classroom setting. This essay presents two alternatives to the professorial attitude in academic communication. The analogy is with the use of a musical score, as in a concert, where the skeptic reads a prepared text, and the handling of an open theme, as in jazz improvisation.
Key-Words: Skepticism, Essay, Concert, Jazz
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© Cesar Kiraly 2025

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