Aulas antirracistas: mulheres negras sensacionais

Autores/as

  • Maria das Graças Gonçalves
  • Priscila Marques Mateus da Silva
  • Andrew César Batista Carneiro

Resumen

Esse trabalho apontará um recorte de pesquisa-ação sobre educação antirracista, enfocando aulas na formação de professores, do Grupo de Pesquisa e Extensão “Negros e Negras em Movimento” (UFF). O objetivo principal do projeto é realizar diálogos interculturais e desenvolver práticas pedagógicas concernentes à história e cultura africana e afro-brasileira em sala de aula, de forma qualitativa e emancipatória. Também se inclui no trabalho o objetivo de colaborar no fortalecimento da consciência negra, visto que a opressão racial produziu apagamento histórico, negação de direitos humanos, e desigualdades sociais que prejudicam os projetos de vida. Entendemos que a constituição subjetiva dos negros e negras é uma construção social, cultural e individual, na sua concretude de sujeitos sociais dotados de corporeidade, memória e desejos ou aspirações humanas. No recorte escolhido - Aulas Antirracistas sobre Mulheres Negras Sensacionais - utilizamos aportes teóricos descolonizadores e experimentação didática, a fim de instrumentalizar futuros/as professore/as para combater o racismo institucional escolar e fortalecer a implementação das DCN´s para a Educação das Relações Étnico-raciais na Educação, e da Lei 10639/2003. As vivências, em sala de aula e em campo, resultaram numa experiência ímpar e significativa, que nos fazem entender que a educação antirracista procura nexos com o chão da luta dos negros, com a luta secular pós abolição, com reconhecimento de sua história, de sua participação na construção da nação, e pela sobrevivência psicológica e física. Tal educação precisa se conectar com a realidade negra, e auxiliar na reeducação da sociedade, esvaziando as ideologias do branqueamento e das hierarquizações culturais.

Palavras-chave: educação antirracista, mulheres negras, práticas pedagógicas, equidade racial

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Maria das Graças Gonçalves

    Maria das Graças Gonçalves

    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e Professora da Universidade Federal Fluminense

    ORCID: https://orcid.org/0009-0003-1128-618X

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/4817136004929983

    E-mail: profgragoncalves@gmail.com

  • Priscila Marques Mateus da Silva

    Priscila Marques Mateus da Silva

    Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais)

    ORCID: https://orcid.org/0009-0008-4751-1939

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/4953493024874817

  • Andrew César Batista Carneiro

    Andrew César Batista Carneiro

    Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense

    ORCID: https://orcid.org/0009-0007-1567-5528

    Lattes: https://lattes.cnpq.br/3691743174995471

Publicado

2025-03-26

Número

Sección

Artigos